CULTURA
Alinhamento de planetas pode ser visto nesta quarta na Capital
Observação acontece a partir desta quarta-feira (11) e vai até próxima sexta-feira (13), às 17h30, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco. Evento é gratuito.
Publicado em 11/08/2010 às 9:48
Do Jornal da Paraíba
Os quatro astros mais brilhantes do céu se unem em um belo espetáculo que pode ser visto do Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a partir desta quarta-feira (11) até a próxima sexta-feira (13).
O fenômeno é chamado pelos cientistas de conjunção planetária, popularmente conhecida por “alinhamento de planetas”. A observação acontecerá no final da tarde desses três dias, às 17h30, obedecendo às condições climáticas.
O visitante vai encontrar dois telescópios para observação gratuita no Terraço Panorâmico, terceiro piso da Torre Mirante da Estação Cabo Branco. O coordenador do laboratório de Astronomia, o astrônomo Marcos Jerônimo, disse que o evento será realizado em parceria com os astrônomos convidados da Associação Paraibana de Astronomia da Paraíba (APA/PB), que darão explicação sobre o que consiste o fenômeno.
Marcos Jerônimo explicou que após o pôr-do-sol, no lado oeste do céu, estarão reunidos os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno e a Lua. “Esta é uma boa oportunidade para se observar vários astros ao mesmo tempo, embora a observação se restrinja a um astro por vez ao telescópio”, acrescentou.
O Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco foi inaugurado recentemente e faz parte do Museu de Ciência, instalado no primeiro pavimento da Torre Mirante, composto por lunetas, telescópios e projetores para observação.
O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautadas em uma temática específica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou dentre as temáticas propostas pela Casa, nas quais incluem também a vivência no planetário.
Conjunção planetária
Na Astronomia, o termo conjunção significa que, quando vistos de algum lugar (geralmente a Terra), dois ou mais corpos celestiais estão alinhados no céu. Este tipo de fenômeno possibilita que um habitante terrestre observe alguns astros do Sistema Solar numa mesma região do céu, visualmente próximos entre si.
Comentários