icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Máquinas de lavar são as mais procuradas

A máquina de lavar, em alguns pontos comerciais, corresponde a 50% da procura entre os itens da linha branca.

Publicado em 02/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47

Aproximadamente 73% dos 1,184 milhão de lares paraibanos ainda não têm máquina de lavar, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não é à toa que este é um dos itens mais procurados nas lojas de João Pessoa, que a partir de ontem já puderam trabalhar com o aumento das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializadas (IPI) para os produtos da linha branca. A máquina de lavar, em alguns pontos comerciais, corresponde a 50% da procura entre os itens da linha branca.

Atualmente, a máquina de lavar tem uma das maiores alíquotas (10%) entre os itens do grupo da linha branca, que inclui produtos como fogões, refrigeradores e móveis. Mesmo com a liberação da alta dos índices por parte do governo federal, somente a percentual da máquina de lavar foi mantido pelo governo federal. Antes dos incentivos, o imposto sobre esse produto era de 20%.

O levantamento do Pnad mostra que a compra de máquina de lavar no Estado entre 2011 e 2013 aumentou apenas 0,03%. Enquanto apenas 27,2% dos paraibanos têm este eletrodoméstico em casa (322 mil lares), no país essa taxa é o dobro com 55% das residências possuindo o eletro. Os demais produtos como fogões (97%) e geladeiras (94%) são bem mais usados na Paraíba.

“Em nossa loja, a procura por máquina de lavar corresponde a 50% entre os produtos da linha branca. Até porque ele está inserido entre os produtos do programa Minha Casa Melhor, que tem incrementado as vendas em 15% de junho até agora, em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o gerente da loja Credimóveis Novo Lar, José Luciano da Silva.

Mesmo com o início das novas alíquotas, muitas lojas do comércio de João Pessoa vão manter o preço antigo dos produtos até acabar o estoque. “Até agora não inserimos a nova alíquota do IPI nos nossos preços, vamos aguardar a compra de novo estoque”, contou José Luciano. Segundo ele, uma máquina de lavar Esmaltec, seis quilos, custa R$ 705, preço de a vista.

Há lojistas que estão apostando até em promoções nos produtos da linha branca para impulsionar o esvaziamento dos produtos guardados na loja. “Cerca de 90% da nossa loja está com preço antigo e vamos segurar até o fim do estoque. Estamos fazendo, inclusive, promoção de alguns produtos como o refrigerador Esmaltec de 262 litros, que está sendo vendido por R$ 679 até o dia 13”, disse o gerente do Armazém Paraíba, David Oliveira.

Na loja, o casal Raimundo Francisco de Oliveira, aposentado, e Cristiane da Silva, dona de casa, estava procurando uma máquina de lavar. “Não tenho máquina de lavar em casa e estamos procurando uma de 10 quilos. O que vai definir a compra é mais o preço e não a marca”, confessou a dona de casa.

Segundo David, a chegada de alíquotas mais altas, que será repassada gradualmente para o consumidor, não deverá representar baixa nas vendas porque a demanda do Natal deve chegar em breve. “Mesmo com a alta nas alíquotas, a expectativa é alta 20% até o Natal”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp