VIDA URBANA
JP ganha núcleo de apoio a dependentes
Núcleo de Atenção à Dependência Química, funcionará no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira e contará com equipe multiprofissional.
Publicado em 14/03/2013 às 6:00
As mulheres usuárias de entorpecentes passam a contar com um novo local de apoio. O Núcleo de Atenção à Dependência Química, inaugurado na manhã de ontem, em João Pessoa, prestará o serviço em quatro enfermarias, cada uma com três leitos, no Espaço Inocêncio Poggi do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. A inauguração integra as comemorações ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo a diretora do Complexo, Ana Tereza Medeiros, o local já oferecia uma ala para o tratamento de homens dependentes químicos e uma delas foi reestruturada para também atender mulheres. “A partir de agora vamos dar uma atenção ainda maior a essas mulheres, melhorando cada vez mais o atendimento e, com isso, contribuindo para acelerar a sua recuperação”, disse.
Ana Tereza Medeiros ressaltou que as ações de saúde mental que vêm sendo implantadas na unidade de saúde estão dentro da Política Nacional do Governo Federal e da Reforma Psiquiátrica, que pretende descartar as internações. “Temos trabalhado para que o usuário passe o menor tempo possível dentro do hospital, como também na conscientização dos familiares, como forma de promover a reinserção dessas pessoas na sociedade e a inclusão no mercado de trabalho”, destacou.
Segundo a diretora, o núcleo vai contar com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, clínico geral, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, arte educador e fisioterapeuta. O serviço, composto por enfermarias para internação e desintoxicação, vai funcionar 24 horas.
No local, um ex-interno do Juliano Moreira está pintando um painel decorativo com os girassóis do artista irlandês, Van Gogh. Da mesma forma, em outros locais do Núcleo serão feitas pinturas de outros artistas.
Comentários