COTIDIANO
Policiais encontram arsenal no Serrotão
Só esta semana, já foram apreendidas 35 armas nos pavilhões. Objetivo é evitar mortes e fugas.
Publicado em 16/09/2011 às 6:30
Uma ‘operação pente-fino’ realizada na manhã desta quinta-feira (15) no Presídio do Serrotão, em Campina Grande, terminou com a apreensão de 17 facas, dez espetos artesanais e 13 aparelhos de telefonia celular, além de 300 kg de maconha. A direção da penitenciária convocou o reforço da Tropa de Choque da Polícia Militar para realizar a varredura em nove pavilhões. A vistoria foi deflagrada uma semana após o assassinato de um detento no pátio do Serrotão.
A operação começou por volta das 6h e só terminou ao meio-dia. As celas foram esvaziadas e os detentos levados ao pátio, onde ficaram sentados no chão e com as mãos na cabeça, sob a vigilância de 22 militares da Tropa de Choque. Só esta semana, já foram apreendidas 35 armas, já que oito espetos artesanais haviam sido encontrados numa vistoria de rotina realizada na última segunda-feira.
O objetivo do ‘pente-fino’ é evitar a ocorrência de novos casos de violência entre os detentos como assassinatos, tentativas de fuga e motins. Segundo a direção, atualmente 37 detentos da unidade estão ameaçados de morte pelos colegas de penitenciária e separados dos demais no Pavilhão 1, conhecido como ‘Seguro’.
“Temos 37 detentos no seguro que não podem se misturar com os demais porque senão morre. A maior parte é formada por estupradores, mas outros foram ameaçados após ter colaborado em outras vistorias. Temos também alguns que não pagaram dívidas de drogas”, informou o capitão Alessandro Araújo, diretor do Serrotão.
No último final de semana, três detentos que estavam sendo ameaçados de morte foram transferidos ao Presídio de Segurança Máxima PB-1, em João Pessoa. Entre eles estava Daniel Tancredo do Nascimento Rocha, de 25 anos, mais conhecido como ‘Olho de Gato’. Ele confessou ter matado João Batista da Silva, de 31 anos, com um golpe de espeto no peito no último dia 8 de setembro. Após a morte de ‘Batistinha’, como a vítima era chamada na prisão, o assassino estava sendo ameaçado de morte pelos companheiros de cela e teve de ficar no isolamento.
Também foram transferidos Francisco Everton Alves da Silva e Leandro da Silva Lima que tentaram fugir no feriado de 7 de setembro. A dupla provocou a fúria dos outros detentos após ter provocado o tumulto que interrompeu a visita íntima, quando 106 mulheres foram retiradas da unidade antes do tempo determinado.
Visitas
Devido aos transtornos da semana passada, as visitas chegaram a ser suspensas no último domingo, mas já foram normalizadas na última quarta-feira.
Mas o retorno foi marcado por uma nova ocorrência, já que a esposa de um dos detentos foi flagrada tentando entrar com 100g de maconha escondidos na vagina. Luana Priscila da Silva, 19 anos, tentava enviar a droga ao marido, Fábio Lima Costa, que cumpre pena por tráfico.
Varreduras
Esta foi a terceira ‘operação pente-fino’ realizada com o apoio da Tropa de Choque no Presídio do Serrotão em 2011. Nas outras duas varreduras, a direção conseguiu apreender cerca de 40 armas, entre espetos e facas, além de diversos celulares, drogas e carregadores de celular.
Sindicância
Droga apreendida será encaminhada para análise pela 4ª Delegacia Distrital. Já as armas serão armazenadas até que a Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe) decida o que fazer com o material. Uma sindicância será aberta para investigar como as armas e a droga entraram no presídio.
Comentários