icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

HU de Campina Grande promove ação educativa

Mais de 20 profissionais médicos realizarão uma ação dermatológica nos ambulatórios e salas de pequenas cirurgias no HUAC em CG.

Publicado em 30/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26

Para ampliar o combate ao câncer de pele e diminuir a incidência da doença em Campina Grande, o Centro de Assistência Especializada da Saúde e Ensino (Caese) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) vai realizar entre as 9h e 15h de hoje uma ação dermatológica nos ambulatórios e salas de pequenas cirurgias da unidade. Serão mais de 20 profissionais médicos, entre especialistas, professores, residente e estudantes que irão fazer triagem, atendimento e, se necessário, intervenção cirúrgica em pacientes que apresentem diagnóstico avançado da doença.

Como o HUAC realiza todos os dias pelo menos um atendimento cirúrgico de pacientes acometidos de câncer de pele, o núcleo de Dermatologia do hospital decidiu oferecer como parte integrante das ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, um conjunto de ações que vão desde orientações preventivas da doença, até atendimentos mais complexos. Foi isso o que disse a dermatologista Luciana Rabelo, coordenadora da ação, que garantiu que haverá atendimento para casos considerados mais graves.

“O público alvo desta ação são pessoas com histórico de câncer de pele na família, ou com pele muito clara que costumam ficar com vermelhidão e nunca bronzeiam. Também aquelas que têm pintas pelo corpo, sardas na face e ombros, pinta que muda de cor, feridas que não cicatrizam ou aquelas que já sofreram queimaduras pelo sol ou que já tiveram câncer da pele, além das que ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção, são idosos ou albinos", exemplificou a médica.

Os pacientes que se encaixam nesse perfil devem procurar o Caese do HUAC ao longo do dia, ou o setor de Radioterapia do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), unidade especializada em Campina Grande que atende casos de câncer. De acordo com Rogério Assis, diretor de Radioterapia da FAP, após a incidência de câncer de próstata nos homens e mama nas mulheres, os casos mais comuns na unidade são os de câncer de pele. Apesar do hospital não ter um levantamento estatístico sobre a quantidade específica de casos atendidos, hoje são tratadas de forma geral mais de 2,4 mil pacientes no setor.

“Esse é o número total de pacientes que são atendidos,
realizam consulta, retorno e ainda os que são submetidos aos tratamentos de quimioterapia ou radioterapia. A quimioterapia é o segmento que abrange o maior número de pessoas. Atualmente são 800”, explicou o médico.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp