icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara debate Integração Temporal da Região Metropolitana de JP

Representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) participaram da sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa.

Publicado em 02/04/2009 às 17:15

Da Redação

Representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) participaram na manhã desta quinta-feira (2) de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, para discutir políticas de desenvolvimento da Região Metropolitana.

O diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo, explicou durante a atividade como será o funcionamento da Integração Temporal Metropolitana e os benefícios que essa iniciativa trará para os usuários de transportes públicos urbano.

O autor da propositura foi o vereador Tavinho Santos (PTB), que é líder do Governo Municipal no Legislativo. Ele falou da necessidade de realizar ações conjuntas em diversas áreas, como saúde, economia, turismo, educação e transporte, para desenvolver a Região Metropolitana.

Ele defendeu ainda a criação do ‘Parlamento da Região Metropolitana’ e do ‘Fórum Permanente da Região Metropolitana’, para que os vereadores possam discutir propostas para o desenvolvimento dos municípios integrantes.

Também participaram da sessão vereadores e prefeitos dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra, Caaporã, Lucena e Cruz do Espírito Santo; o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Solon Alves Diniz; o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo; e o diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), Mario Tourinho. O prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) foi representado no evento pela superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.

Integração

O transporte público foi uma das principais discussões da sessão. A Integração Temporal Metropolitana, a ser lançada no dia 1º de maio e que foi idealizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), foi um dos principais assuntos em pauta. Através desse sistema, os moradores dos municípios que integram a região serão beneficiados com o pagamento da metade do valor da passagem, sempre na segunda viagem.

Adalberto Araújo lembrou que só foi possível criar a integração para atender a Região Metropolitana porque João Pessoa abriu o seu sistema de ônibus urbanos para os usuários dos demais municípios. Ele lembrou como foi o processo de implantação da integração dentro da Capital, que ocorreu nos 100 primeiros dias da primeira gestão do prefeito Ricardo Coutinho, em 2005.

Por fim, o diretor de Transportes destacou os benefícios sociais que a integração trará para a população, que economizará dinheiro e ainda terá oportunidade de arranjar emprego em cidades vizinhas, pois não há a necessidade do empregador pagar mais de uma passagem para o trabalhador que quer contratar.

Outro tema abordado durante a sessão foi a necessidade da instalação na cidade de João Pessoa do metrô de superfície, com a total integração dos ônibus urbanos com o transporte de trens de passageiros. De acordo com o vereador Tavinho Santos, com a malha ferroviária já existente e a construção de novos ramais, além dos investimentos público-privados, pode-se integrar o transporte de trem da região Norte com as regiões Sul e Oeste da cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp