CULTURA
Cineclube arma as jogadas
Sessão gratuita intitulada 'Amarrando as Chuteiras' será exibida nesta quarta-feira (25) no Espaço Cine Digital do Espaço Cultural, em JP.
Publicado em 25/07/2012 às 6:00
Com o Campeonato Brasileiro a todo o vapor, além da esperança da Seleção brasileira trazer o ouro olímpico inédito em Londres, o Tintin Cineclube entra em campo exibindo quatro curtas-metragens que têm como personagem principal a paixão nacional: o futebol.
A sessão gratuita intitulada 'Amarrando as Chuteiras' será exibida nesta quarta-feira, às 19h30, no Espaço Cine Digital do Espaço Cultural, em João Pessoa.
No time dos documentários, foi escalado o carioca Kinocopa (2003), de Chico Serra e Igor Cabral. O curta acompanha a trajetória da seleção brasileira – que seria penta-campeã – através do olhar dos torcedores durante a Copa do Mundo de 2002. A produção é conduzida por um apresentador irreverente chamado Godot Quincas.
Completando o time documental, o também carioca Geral (2010), de Anna Azevedo, tem como cenário a arquibancada geral de um dos maiores estádios do mundo, o Maracanã. Em cena, torcedores conhecidos como 'geraldinos' fazem o espetáculo envolvendo emoções como a tensão, fúria, êxtase e alegria.
Já no time do gênero de ficção, está o paulista Cartão Vermelho (1994), premiado curta de Laís Bodanzky.
Diretora de longas como Bicho de Sete Cabeças (2001), Chega de Saudade (2008) e As Melhores Coisas do Mundo (2010), sua estreia na direção revela o mundo de Fernanda (Camila Kolber), uma adolescente que joga futebol com os meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher.
Finalizando a escalação, o também paulista Os Fiéis (2003), de Danilo Solferini, narra as aventuras vividas por três amigos (Donizete Mazonas, Gustavo Brandão e João Bresser) durante uma famosa partida de futebol: a invasão corintiana ao Maracanã nos anos 1970.
Comentários