icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Etapa do Norte-Nordeste de Hipismo acontece neste final de semana em JP

Segunda etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo, realizada em João pessoa, reunirá cavaleiros e amazonas de cinco Estados do Nordeste, neste sábado (18).

Publicado em 17/04/2009 às 9:14

Do Jornal da Paraíba

Cavaleiros e amazonas de cinco Estados do Nordeste se reúnem amanhã, em João Pessoa, para o início da etapa paraibana do Concurso de Saltos Nacional. Mais de 180 conjuntos estão inscritos para as disputas do fim de semana na pista do Centro Hípico da Paraíba.

A disputa entre Paraíba e Pernambuco promete ser acirrada no fim de semana. Serão 65 conjuntos paraibanos correndo contra 60 pernambucanos. Também estão confirmados conjuntos do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia. O evento faz parte da segunda etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo e é válida para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

O nível técnico desta etapa deve ser um dos mais altos já vistos. A competição será julgada por juízes de São Paulo e do Rio Grande do Norte. Para armar os três dias de percurso, foi convidado o presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres e armador internacional, Leandro Ballen.

Este ano, a Federação Equestre Paraibana (Fepa) inovou ao incentivar a participação de estagiários para atuarem no júri de campo e na armação dos percursos. O objetivo é capacitar mão-de-obra durante o Norte-Nordeste para o fortalecimento dos concursos regionais.

As maiores chances de medalhas paraibanas estão na Série Preliminar, categoria Jovens Cavaleiros A, com as amazonas Maria Eduarda Carlos e Tatiana Urquiza. Correndo em casa, as duas possuem a vantagem de ter os cavalos menos desgastados em relação aos que precisaram viajar. Maria Eduarda vem embalada, foi campeã e vice na primeira etapa do Circuito de Inverno de Gravatá, enquanto Tatiana venceu na temporada passada o Norte-Nordeste e terminou o ano liderando o ranking nacional.

Para a amazona Maria Eduarda Carlos, o título da etapa em Gravatá serviu como preparação para enfrentar os adversários pernambucanos neste fim de semana.
“A etapa que venci foi justamente contra eles, mas os competidores daqui também são muito nivelados. Espero me dar bem sobre todos eles e poder vencer esta etapa”, disse Maria Eduarda, que vai montar os cavalos SL Sauvage e Espada das Cataratas.

Outro que aparece bem cotado na prova do fim de semana é o cavaleiro Vitor Dantas, vice-líder do ranking nacional. “A gente treinou muito e se tudo der certo nos três dias de prova, a Paraíba vai brigar por muitos títulos nessa etapa”, frisou Vitor, que compete na categoria Jovens Cavaleiros.

Com o apoio do governo do Estado para a realização da etapa em João Pessoa, a expectativa da organização do evento é de que os conjuntos paraibanos se destaquem na etapa do Norte-Nordeste, sendo uma excelente oportunidade para acumular pontos no ranking nacional, com a vantagem de poder correr em casa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp