icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Menor incidência de Aids do NE

Com 10,5 casos notificados por 100 mil habitantes, Paraíba tem menor taxa de incidência da Aids do Nordeste; os dados são da Pnad.

Publicado em 30/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26

Às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro), o levantamento, que é baseado em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2012), aponta que a Paraíba tem a menor taxa de incidência da Aids do Nordeste, com 10,5 casos notificados por 100 mil habitantes, abaixo da taxa nordestina, que é de 12,6 por 100 mil habitantes.

Para a gerente operacional de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide de Lucena, os números são reflexos das ações desenvolvidas pelo governo. “Estamos trabalhando no sentido de alertar a população sobre as formas de prevenção e facilitando o acesso ao teste que diagnostica a doença. Estamos garantindo o direito das pessoas de estarem bem informadas sobre isso e fazendo campanhas para conscientizar as pessoas, porque tem muita gente que possui o vírus e não sabe”, declarou.

“Graças ao diagnóstico precoce, entre 2012 e 2013, não tivemos nenhum caso de transmissão vertical da mãe para o filho. Estamos conseguindo identificar o caso antes e evitar que a mãe não amamente o filho e passe para o filho", disse.

POPULAÇÃO

Ainda segundo o IBGE, o Nordeste representa 18,3% da população nacional e é o local onde a diferença entre homens e mulheres é mais acentuada (51,5% são mulheres e 48,5% são homens).

Na Paraíba, a diferença entre os sexos é ainda maior, com 52,5% de habitantes femininos e outros 47,5% masculinos. Com a razão de sexo, que corresponde à razão entre o número de pessoas do sexo masculino para 100 pessoas do sexo feminino, a Paraíba apresenta o menor índice da região com 90,6% No Nordeste, esse índice é de 94,1%.

A taxa de urbanização, que consiste na proporção da população residente em áreas urbanas, foi de 80,6% na Paraíba, a segunda maior do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco com 81,2%. No Brasil, esse percentual foi de 84,8%
A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2013 ainda revelou ainda que a distribuição populacional por idade e sexo segue apontando para a tendência de envelhecimento da estrutura etária.

A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste nesse quesito, com 13% de sua população com 60 anos ou mais. No entanto, a maior parcela está compreendida entre 30 e 39 anos, correspondendo a 14,6% dos residentes do Estado. (Colaborou Nathielle Ferreira)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp