icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prédio do Hotel Globo é interditado por 3 meses

Após desmoronamento de parte do muro e do jardim, Hotel Globo passará por restauração e ficará pelo menos três meses fechado.

Publicado em 07/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:07

O prédio do antigo Hotel Globo foi interditado e ficará indisponível para visitas da população local e turística por no mínimo três meses. A medida foi tomada devido aos danos causados pelas chuvas registradas no início da semana, em João Pessoa, que resultou no desmoronamento de parte do muro e do jardim e vai obrigar a realização de obras para recuperação do local. A decisão aconteceu durante reunião realizada na tarde da última quinta-feira, entre os órgãos de proteção do patrimônio histórico, Defesa Civil Municipal e coordenação dos Postos de Informações Turísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Na madrugada da última quarta-feira, o muro da edificação e a área do jardim desabaram, deixando um buraco na parte traseira do imóvel. Em virtude do peso recebido pelos escombros do desabamento, parte do muro que fica por trás do hotel, ao lado da linha férrea, também caiu e teve o restante comprometido, ainda oferecendo risco de queda, já que há rachaduras no local. O muro que desabou, juntamente com o jardim, era um local muito visitado pela população que aproveitava a ampla vista para apreciar o pôr-do-sol.

Segundo o coordenador dos Postos de Informações Turísticas da PBTur, João Wharles Portela, as visitas ao Hotel Globo estão proibidas e o local fechado temporariamente. “As visitas ficam suspensas, bem como o acesso ao hotel, para que as obras possam ser realizadas com maior segurança. Pedimos que a população compreenda o risco que há no local. As medidas para reconstrução da área e consequentemente a normalização das vistas já estão sendo tomadas para que tudo se restabeleça o mais breve possível”, afirmou.

Ele disse que cerca de 80% da estrutura externa (muro) deslizou, mas que os prejuízos não foram contabilizados, considerando a maior relevância da prioridade em preservar o prédio histórico e a integridade física dos visitantes.

Já o coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Noé Estrela, informou que embora equipes do órgão tenham colocado lonas no local, logo após o ocorrido, afim de evitar outros deslizamentos, o Hotel Globo ainda apresenta riscos.

“O hotel não foi comprometido, mas ainda há risco de desmoronamento, é possível que mais massa da encosta caia. Por esse motivo, decidimos em reunião manter o local interditado até a conclusão das obras de reestruturação, que devem ser iniciadas com urgência para que não haja proximidade de desmoronamento da encosta com o hotel e comprometa a estrutura dele”, disse ao acrescentar que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) fará um projeto para construir o novo muro da encosta.

Por sua vez, a Seinfra informou que uma equipe vistoriou o local e que um projeto para retenção da encosta e para evitar novos desmoronamentos será elaborado o quanto antes. O diretor de obras do órgão, Cláudio Martins Pereira, informou, através da assessoria, que as soluções de engenharia que serão adotadas no local serão definidas na próxima semana.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep), Aníbal Moura, informou que além das providências emergenciais já adotadas, com a colocação de lonas na barreira e a interdição do hotel, a recuperação da área vai exigir um projeto de engenharia que pode ser demorado. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp