VIDA URBANA
Terreno baldio vira lixão no bairro Monte Castelo
Lixão em frente a unidade de saúde da família em Campina Grande incomoda moradores e causa riscos.
Publicado em 27/12/2011 às 6:30
A falta de consciência ambiental é percebida diariamente nos espaços urbanos, como terrenos baldios ou mesmo ruas, onde o lixo é depositado por populares a céu aberto sem nenhum constrangimento. Em Campina Grande, um espaço onde o desrespeito ao meio ambiente atingiu níveis alarmantes foi na rua Hortêncio Ribeiro, no bairro do Monte Castelo.
No local, a grande quantidade de resíduos sólidos depositados transformaram a rua em um verdadeiro lixão, obstruindo a via e impedindo até a passagem dos carros. Um fator ainda mais agravante é que esta situação acontece em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Antônio Mesquita de Almeida e ao lado da creche e pré-escola municipal Elza Almeida.
Segundo a auxiliar de odontologia da UBSF, Andreza Veruska, o mau cheiro tem causado mal-estar aos profissionais da unidade, já que a janela do refeitório fica ao lado da rua e até das pessoas atendidas no local. “Já fizemos várias campanhas educativas para a comunidade, mas o problema tende a se repetir, o lixo é em grande parte colocado por carroceiros da região. As crianças que precisam frequentar a creche também passam por aqui, o que causa riscos à saúde”.
A estudante Mirela Oliveira, 20 anos, mora no bairro há sete anos.
Ela conta que até animais mortos são jogados com frequência.
“Sofremos com nossas casas cheias de moscas, ratos, mau cheiro e até com problemas respiratórios, já que constantemente o pessoal queima o lixo. Nosso apelo é que a prefeitura faça o calçamento da rua para ver se resolve o problema, pois o lixo é recolhido três vezes por semana, mas não adianta”, lamentou.
O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Fábio Almeida, disse que a prefeitura faz limpezas constantes na área e que vai enviar imediatamente uma equipe ao local. “Fazemos nossa parte, mas a comunidade precisa se envolver neste trabalho, caso contrário fica difícil manter a cidade limpa”, contou.
Comentários