VIDA URBANA
Arqueólogos catalogam artefatos encontrados na praça Rio Branco
Faianças finas (uma espécie de prato), porcelanas e terracotas utilitárias do século XVII serão guardadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan).
Publicado em 01/03/2010 às 17:01
Da Redação
Com Secom-JP
Os arqueólogos estão catalogando os artefatos encontrados na praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa. O material ficará sob a guarda Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan), na Capital.
A arquiteta Rosângela Toscano, da Diretoria de Planejamento e Licenciamento da Coordenadoria de Proteção aos Bens Históricos (Probech), informou que os artefatos serão expostos publicamente em um momento oportuno.
Clique e veja galeria de fotos
De acordo com o arqueólogo Iago Alburquerque, responsável pela pesquisa, o levantamento arqueológico faz parte dos serviços previstos de requalificação do espaço público.
Foram encontrados faianças finas (uma espécie de prato), porcelanas e terracotas utilitárias.Também há registro de estruturas de casas do século XIX, provavelmente, em pedra calcária de construções anteriores a essas residências e galeria de infraestrutura urbana.
Praça
A praça Rio branco funcionou como pólo político-administrativo e econômico da Província durante mais de 300 anos, tendo abrigado em seu perímetro prédios de grande valor arquitetônico, como a Casa dos Capitães-Mores, a Casa de Câmara e Cadeia Pública.
Obras
As obras de revitalização da praça foram iniciadas no dia 25 de janeiro deste ano. O Projeto de Requalificação Urbana – Revitalização da Praça Rio Branco prevê a recuperação do espaço público como praça, embora tentando resgatar o aspecto de Largo, através do nivelamento de todo o seu piso, que não mais terá a circulação de automóveis, aplicando as novas posturas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
A área receberá postes ornamentais e bancos de madeira confortáveis e próprios ao lazer contemplativo, ao descanso em intervalos nos dias de trabalho.
Comentários