icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de 4,2 mil pessoas são atropeladas em menos de 4 anos

Número é referente às vitimas atendidas no Hospital de Trauma de João Pessoa.

Publicado em 17/09/2014 às 16:28

Mais de 4.200 pessoas foram atropeladas no trânsito da Paraíba entre janeiro de 2011 e agosto desse ano. O número, divulgado nesta quarta-feira (17), é do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e faz referência apenas às vítimas que foram atendidas na unidade. No mesmo período, quase 33 mil foram atendidas após serem vítimas de acidentes.

Os índices mais elevados foram registrados em 2011, quando 9.577 pessoas foram atendidas após se envolverem em acidentes e 1.261 foram vítimas de atropelamentos. De janeiro a agosto deste ano, 6.078 passaram por atendimento após se acidentaram e outras 694 pessoas deram entrada no Trauma de João Pessoa por atropelamento.

A preocupação com a segurança do pedestre é um dos temas da Semana Nacional de Trânsito 2014, que acontece a partir da quinta-feira (18) a 25 de setembro. Com o tema 'Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre', a campanha inicia as atividades na Paraíba com uma ação no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa.

Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) , Rodrigo Carvalho, o desafio da campanha é envolver a sociedade numa ampla discussão em relação à segurança no trânsito, de modo que cada um possa refletir sobre o seu papel na garantia de uma melhor mobilidade urbana.
A programação elaborada pelo governo do Estado será coordenada pelo Detran, constando também de atividades em escolas e vários pontos da capital e outras cidades, em parceria com prefeituras e órgãos de trânsito.

Lei Seca

Na Paraíba, o período da Semana Nacional de Trânsito coincide com o aniversário de dois anos de criação da Operação Lei Seca, que desde 21 de setembro de 2012 passou a integrar as ações do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Desde que foi criada, a Operação Lei Seca aplicou 74.682 testes do bafômetro, que resultaram em 5.329 flagrantes por embriaguez ao volante e 523prisões. Só em 2014, foram aplicados 36.478 testes do bafômetro, com 2.188 flagrantes e 128 prisões.

Semob

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) também participa da Semana Nacional do Trânsito. Até o dia 25, equipes do órgão vão intensificar ações educativas dentro da política de paz no trânsito para chamar a atenção da população quanto à importância do respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fundamentais para a segurança de pedestres e motoristas.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, ressaltou a importância da Semana Nacional do Trânsito. “A Semob quer envolver a sociedade nessa busca de um trânsito mais humano e seguro realizando ações educativas continua, com mais ênfase durante toda a semana”, disse.

Para a chefe da Divisão de Educação da Semob, Gilmara Branquinho, é oportuno uma semana com abrangência nacional dedicada ao trânsito para semear nas pessoas o espírito de cooperação e, principalmente, respeito ao pedestre.

Programação em João Pessoa

Dia 18 - Às 8h, no Parque Solon de Lucena, em frente à loja Esplanada, haverá ações educativas voltadas para a segurança dos pedestres.

Dia 19 - A equipe de educação da Semob estará na Praça da Independência, das 10 às 13h, fazendo travessia de pedestres no local.

Dia 20 - Os educadores estarão na Avenida Cabo Brancodas 16 às 19h, distribuindo material educativo e orientando a população.

Dia 21 - Ação dos educadores da Semob será em frente ao hotel Tambaú, das 16 às 19h, também com orientação à população e distribuição de material educativo.

Dia 22 - Das 5 às 8h, na Avenida Cabo Branco, os educadores da Semob levarão pra rua o tema ‘Na cidade sem meu carro’, onde as equipes vão interagir com os pedestres e motoristas distribuindo material educativo. Nesta mesma data também haverá ação educativa no Centro Administrativo Municipal das 8 às 11 e das 14 às 17h.

Dia 23 - Dia Nacional do Agente de Trânsito. A população do José Américo receberá os educadores da Semob que estarão nas proximidades da Igreja Católica orientando e distribuindo material educativo. No Centro Administrativo Municipal, das 8 às 11h e das 14 às 17h, será montado o espaço do jogo “VRUM”, com apresentações de grupos de idosos.

Dia 24 - Das 8 às 11h, haverá ações no IFPB, em Jaguaribe, onde será distribuído material educativo à população.

Dia 25 - Encerramento da Semana Nacional de Trânsito. A ação ocorrerá no bairro Mangabeira, na Rua Elias Pereira de Araújo, no incentivo ao respeito à faixa de pedestres, dentro da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp