icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secretaria de Turismo inicia nova etapa em hotéis e pousadas

Objetivo é verificar nesta etapa os níveis de segurança e qualidade oferecidas por 34 dos 70 meios de hospedagens cadastrados. Já havia sido inspecionados os outros 36 estabelecimentos.

Publicado em 09/03/2009 às 16:39

Da Redação

A Secretaria de Turismo (Setur) inicia nesta semana a quinta etapa da ‘Fiscalização Integrada Descentralizada’ com enfoque nos meios de hospedagens (hotéis e pousadas) existentes em João Pessoa. O objetivo é verificar nesta etapa os níveis de segurança e qualidade oferecidas por 34 dos 70 meios de hospedagens cadastrados. Nas etapas anteriores, a equipe inspecionou os outros 36 estabelecimentos.

A fiscalização será focada nos meses considerados de baixa estação: neste primeiro semestre, ela acontecerá em março, abril e maio; e no segundo semestre, em agosto, setembro e outubro. A ação conta com o apoio do Procon-JP, Secretaria da Receita, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Finanças (Sefin), Gerência de Vigilância Sanitária (GVS), Corpo de Bombeiros e Delegacia de Atendimento ao Turista e a parceria do Ministério do Turismo por meio da Qualitur/PBTur.

Melhores serviços


A fiscalização integrada descentralizada está em sintonia com as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo e recomendada para execução nos estados e municípios do País. O titular da Setur, Elzário Pereira, destacou que a fiscalização busca garantir a contínua melhora na oferta dos serviços prestados aos visitantes que chegam à cidade. “Estas fiscalizações objetivam garantir maior qualidade dos produtos oferecidos por esses prestadores, para que atinjam um nível capaz de competir com outros destinos turísticos”, frisou.

Os itens a serem verificados durante a fiscalização compreendem desde a segurança alimentar até procedimentos técnicos de segurança do imóvel: normas de segurança na manipulação de alimentos, prevenção e combate a incêndio, cumprimento das normas de acessibilidade, existência de alvarás dentro das especificações, inclusão da empresa ao ‘Cadastur’ do Ministério do Turismo, divulgação de cartazes de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, cumprindo a exigência da Lei de nº 11.577.

Embora a fiscalização seja em conjunto, cada órgão à medida que identifica irregularidade em algum estabelecimento estipula os prazos para regularização e mantém o acompanhamento do problema de forma individual junto à empresa. A ‘Fiscalização Integrada Descentralizada’ foi iniciada em 2007, com foco tanto nos meios de hospedagens quanto nos transportes de turismo e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Mais informações: Elzário Pereira (secretário de Turismo) - 8831 6885 ou Juliana Ennes (técnica da Secretaria de Turismo) – 8879 7029.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp