icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Maquinetas sem cupom fiscal serão proibidas na Paraíba

Portaria publicada no Diário Oficial disciplina uso de terminais eletrônicos móveis de débito e crédito a partir de setembro.

Publicado em 20/07/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:35

O uso de maquinetas interligadas ao Emissor de Cupom Fiscal (ECF), para pagamentos de contas no comércio paraibano, por meio de cartões de crédito e débito, será obrigatório para todas as empresas, a partir de 1º de setembro. A decisão consta na portaria de nº 128, assinada pelo secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano dos Santos.

Antes desta determinação, estabelecimentos como lanchonetes, casas de chá, bares e restaurantes eram isentos de usarem as maquinetas interligadas ao ECF, que controlam o montante do faturamento das empresas e emitem cupom fiscal. A portaria veda ainda a utilização de equipamentos eletrônicos chamados Point of Sale ou Point of Service (POS), que podem ser conduzidos às mesas dos clientes no momento de realizarem o pagamento de suas contas.

O secretário Marialvo Laureano explicou que esta determinação ocorreu porque foram verificadas irregularidades no uso do POS. “Havia estabelecimento usando o POS de outra empresa e isso é irregular”, frisou. A partir da portaria de nº 128, qualquer estabelecimento que efetue, por meio de equipamento eletrônico, transações com cartões de crédito ou débito, deverão emitir o respectivo comprovante da transação efetuada, vinculado ao cupom fiscal, feito por meio do ECF.

Segundo Marialvo Laureano, a mudança não vai gerar custo algum para o cidadão, que também não terá, necessariamente, que enfrentar filas para pagar suas contas porque há maquinetas móveis conectadas ao ECF. "Alguns restaurantes já usam esse dispositivo", lembrou.

REUNIÃO
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel), Marcos Mozzini, afirmou que não quis comentar nem “alardear” a medida. "Vou tratar o caso de forma administrativa". Ele frisou que na próxima terça-feira vai discutir o assunto com os empresários do segmento, às 15h, no Nobili Inn Hotel, em Tambaú.

Segundo a Receita Estadual, os Microempreendedores Individuais (MEI), que têm faturamento anual de até R$ 60 mil, não estão obrigados a usar a maquineta conectada ao ECF.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp