VIDA URBANA
CG: irregularidade em 5 cemitérios
Publicado em 04/11/2011 às 6:30
-
Durante todo feriado do Dia de Finados uma ação conjunta de equipes do Conselho Tutelar de Campina Grande realizou inspeções nos cinco cemitérios públicos da cidade. Em todos eles foram identificadas crianças exercendo funções no comércio informal dentro e fora dos locais, principalmente comercializando água, flores, lanches e outros produtos. Como medida inicial padrão, o Conselho Tutelar advertiu os responsáveis.
Foram fiscalizados os cemitérios do Monte Santo, José Pinheiro, Cruzeiro, Araxá e Bodocongó. Caso reincidências sejam verificadas, o Conselho Tutelar adota como medida a notificação através de advertências com sugestão de penalização, para em nova ocorrência encaminhar o caso ao Ministério Público, onde a Curadoria da Infância e Juventude faz um levantamento e toma as medidas devidas a cada caso concreto.
Segundo o conselheiro tutelar do Sul, Anderson Albertino, a fiscalização partiu de denúncias junto ao conselho de que havia crianças trabalhando nas proximidades dos cemitérios no feriado de Finados. “Todos os cemitérios tiveram ocorrências de trabalho infantil, dentro e fora deles. Conversamos com todos os responsáveis e vamos chamar a atenção dos administradores dos locais para não permitir que volte a acontecer”, frisou.
O conselheiro também destacou que o silêncio da população, ao não denunciar aos órgãos competentes casos desse tipo, impede que medidas preventivas sejam tomadas. “O grande problema para combater esse tipo de exploração é a justificativa dada pelos pais de que não teriam outra alternativa a não ser levar os filhos para o local de trabalho”, explica.
Comentários