icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde faz dia especial de vacinação contra paralisia e sarampo

Meta é vacinar 651.639 crianças até sete anos. Campanha vai até 16 de setembro.

Publicado em 10/08/2011 às 18:15

Da Secom-PB

No próximo sábado (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciará a 2ª etapa da Campanha contra e Paralisia Infantil e a Campanha de Segmento contra o Sarampo. Será o “Dia D” da vacinação contra essas enfermidades na Paraíba.

A meta do Ministério da Saúde (MS) para a Paraíba é vacinar 295.190 crianças menores de cinco anos contra pólio e 356.449 crianças de um ano a menores de sete anos contra sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). No ano passado, foram registrados surtos de sarampo em três estados, entre eles a Paraíba, que teve o maior número de casos confirmados: 61. As campanhas deste ano acontecem até o dia 16 de setembro.

A abertura acontecerá na Unidade de Saúde da Família do Bairro São José, em João Pessoa, às 9h. A SES já distribuiu, entre as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado, as 448.200 doses da vacina oral contra a pólio e as 246 mil doses da tríplice viral enviadas pelo Ministério da Saúde. As demais (181.740 doses da tríplice viral) serão encaminhadas pelo Governo Federal ainda esta semana. A meta da SES é atingir 95% do total de crianças estipulado pelo MS.

Em todo o Estado, mais de cinco mil profissionais estarão trabalhando na distribuição e aplicação das doses disponibilizadas em 1,1 mil postos fixos e móveis. Na zona rural, a campanha começou desde o último dia 8 – a estratégia do MS de iniciar a campanha na zona rural uma semana antes deve-se ao fato de a população ser mais dispersa e o acesso ser mais demorado.

Sarampo

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missania Maria Moreira dos Santos, explicou que as campanhas de segmento contra o sarampo acontecem a cada cinco anos para a erradicação da doença. “A última deveria ter acontecido no ano de 2009, mas, por causa da emergência de casos da Gripe-A, não aconteceu”, observou. A campanha de segmento deste ano já aconteceu de 18 de junho a 22 de julho nos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

De acordo com dados do Informe Técnico 2011 do Ministério da Saúde, os 61 casos de sarampo confirmados na Paraíba em 2010 tiveram o vírus identificado do genótipo B3, similar ao que circula na África do Sul e que circulou na Argentina em julho do ano passado. No estado do Rio Grande do Sul foram confirmados oito casos, resultantes de infecção também pelo genótipo B3. E no estado do Pará foram registrados três casos, pelos quais foi identificado o genótipo D4, circulante na Europa.

Missania Moreira alertou que todos os pais procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência e levem seus filhos para evitar que haja novo surto. A chefe do Núcleo de Imunização ainda lembrou que é sempre bom levar o cartão de vacinação das crianças para verificar se elas estão com todas as vacinas em dia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp