icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A arte em retalhos

Exposição de trabalhos, shows e apresentações fazem parte da programação do Festival de Patchwork e Quilt do Nordeste.

Publicado em 13/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:18

Você está muito mais familiarizado do que imagina com o universo do 'patchwork' e do 'quilt'. "Sabe aquela colcha de retalhos da vovó?", pergunta Rosângela da Rocha, do conselho consultivo da Associação Brasileira de Patchwork e Quilt (ABPQ). "Pois é. O patchwork é este artesanato que, nos dias de hoje, vem sendo confeccionado e produzido com técnica e sendo elevado à categoria de arte."

Carioca radicada há quatro anos em João Pessoa, onde mantém um ateliê no bairro de Manaíra, onde ensina o ofício, Rosângela é a organizadora do Festival de Patchwork e Quilt do Nordeste. O evento ocorre de hoje a domingo na Estação Cabo Branco com uma série de atividades gratuitas que vão da exposição de trabalhos de artistas do segmento a shows e apresentações de grupos culturais.

O Festival de Patchwork e Quilt do Nordeste ocorre desde o ano passado na Paraíba. A primeira edição foi em uma pousada no Conde (no Litoral Sul, a 20 quilômetros de João Pessoa). "É a vez de o Nordeste mostrar o seu potencial neste cenário", declara a organizadora do festival. "Como a Estação Cabo Branco tem uma arquitetura fantástica que por si só já é muito visitada pelo turista, resolvemos dar mais abragência ao evento, incluindo, além dos produtos, atrações regionais."

HIT NO YOUTUBE

Uma das grandes novidades desta segunda edição são os cursos com professores como Marinaldo Ferreira, famoso no YouTube pelos seus vídeos com tutoriais em que ensina técnicas de patchwork. Ainda restam vagas para alguns cursos, que são pagos e cujas inscrições estão sendo efetuadas pelo site www.quiltnordeste.com.br. A programação também terá a presença da presidente da ABPQ, Myrian Coelho.

A palavra patchwork deriva do inglês ('trabalho com retalho', em tradução literal) e se diferencia ligeiramente do 'quilt' (derivado de uma palavra latina que designa 'colchão' ou 'colcha').

"Patchwork é tudo aquilo que é feito com retalhos unidos", explica Rosângela. "Já quilt pode ser uma colcha ou um pedacinho de colcha. Tudo aquilo que tiver uma construção de topo, recheio e forro, geralmente feito com uma manta acrílica, é quilt."

Os expositores do festival participam de um concurso que evoca em seu tema as cores da bandeira brasileira: o verde e amarelo. O Concurso de Quilts do Nordeste terá 28 trabalhos, desde pequenas colchas a verdadeiros paineis com peças de mais de um metro quadrado.

Para Rosângela, será a oportunidade de mostrar que o ofício ancestral, que remete aos retalhos da vovó, pode vencer o estereótipo antigo de terapia para a terceira idade: "Além de lúdica, o patchwork e o quilt podem ser uma geração de renda."

Confirma a programação cultural:

Hoje, às 18h30
Sextero Low Brass e Musicantoria: Daudeth Bandeira
Amanhã, às 20h
Ciranda dos Tupinambás
Sábado, às 20h
Vavá Ribeiro
Domingo, às 20h
Quadrilha Junina Fazenda Lampião
As apresentações são na Estação Cabo Branco, em João Pessoa

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp