COTIDIANO
Polícia Civil desvenda crimes pelo 197
Este ano cerca de 80 prisões foram realizadas com base nas informações repassadas de forma sigilosa pela população por meio do Disque-Denúncia.
Publicado em 19/10/2011 às 6:30
As denúncias recebidas pelo número 197 têm ajudado a Polícia Civil a desvendar crimes no Estado. Só este ano, cerca de 80 prisões foram realizadas com base nas informações repassadas de forma sigilosa pela população por meio do Disque-Denúncia. Além disso, 20 armas e, aproximadamente, seis quilos de droga, entre maconha e cocaína, foram apreendidos.
Segundo o gerente operacional do 197, João Micena, o saldo positivo de prisões tem refletido diretamente no aumento das denúncias. De janeiro até 16 de outubro de 2011, foram registradas 1.966 denúncias. O número é quase o dobro do total de ligações recebidas durante todo o ano de 2010 (1.060). Setembro foi o mês com maior número de denúncias, totalizando 512.
“A população tem percebido que as denúncias são apuradas e que os suspeitos presos. Isso aumenta a confiança no serviço e a população passa a colaborar cada vez mais com a polícia”, explicou João Micena.
Os crimes mais denunciados são o tráfico de drogas e homicídios. O tráfico de entorpecentes concentra 58% do total de denúncias, enquanto os homicídios representam 17%, em todo o Estado. Roubos e furtos somam 7%, jogos de azar 3%, foragidos 3%, e outros crimes 12%.
Comentários