CULTURA
HQs paraibanas em exposição na França
Exposição dedicada a artistas latino-americanos acontece na cidade francesa de Lyon e traz trabalhos de Shiko, Henrique Magalhães e Marcos Nicolau.
Publicado em 26/06/2012 às 6:00
Até o final do mês, está na cidade de Lyon, na França, uma exposição dedicada aos artistas latino-americanos de histórias em quadrinhos. Entre eles, três paraibanos.
Trabalhos de Henrique Magalhães, Marcos Nicolau e Shiko fazem parte da coletiva L’Exposition de Bandes Dessinées Dessinateurs latino-américains, que reúne também pranchas de argentinos, costarriquenhos e chilenos.
De acordo com Henrique Magalhães, criador da personagem Maria, o convite para a participação do trio partiu da promotora cultural (e também paraibana) Jane Lessa, que atua na Maison de L’Amérique Latine en Rhône-Alpes, entidade cultural que oferece visibilidade a várias expressões artísticas, seja no campo da música popular, fotografia, cinema, literatura e artes visuais, inclusive HQs. "Ela me mandou um e-mail dizendo que a exposição está sendo um grande sucesso, despertando o interesse do pessoal", informa Magalhães.
Além do traço humorístico de Henrique e Marcos Nicolau (com suas tiras de Borges, As Cobras e Garibaldo), Shiko (que recentemente lançou uma adaptação de O Quinze pela Editora Ática) mostra o expressionismo gráfico brasileiro em uma se-quência de HQ inédita.
"O espaço acaba gerando outros eventos e até intercâmbios", garante o editor e 'pai' de Maria.
Comentários