icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Desinformação marca 1º dia de aposentadoria em 30 minutos no INSS

Novo sistema do governo agiliza a concessão das aposentadorias. Agilidade vale somente para quem tem idade e perfil para pedir o benefício.

Publicado em 06/01/2009 às 6:53

Do G1

A falta de informação estimulou movimento extra nas agências da capital paulista no primeiro dia de funcionamento do novo sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que concede a aposentadoria em meia hora.

Em dia de agências lotadas – a demanda aumentou cerca de 20% nas agências da capital paulista, segundo a gerência regional de São Paulo – grande parte da demanda extra foi de pessoas que não tinham direito a requerer o benefício.

“A maior parte desse volume maior nas agências eram de interessados que ouviram falar que era só apresentar a identidade para se aposentar”, diz a gerente regional substituta para São Paulo do INSS, Lúcia Helena Paquier.

Segundo ela, a confusão maior ocorreu porque muitas pessoas foram atraídas pela divulgação em torno das facilidades do novo sistema.Depois de esperar pelo atendimento, saíram das agências sem conseguir o benefício porque não se adequavam ao perfil exigido.

De acordo com o INSS, havia 480 agendamentos no estado de São Paulo relativos a pedidos de aposentadoria por idade nesta segunda-feira. “Muitas pessoas nunca tiveram vínculo empregatício e vieram fazer o requerimento; eu mesma atendi uma pessoa sem o perfil que me falou que queria se cadastrar para a aposentadoria, porque o Lula falou”, diz.

Durante as cerca de quatro horas em que permaneceu em um dos postos de atendimento mais movimentados da capital paulista, a reportagem do G1 encontrou cinco pessoas que estavam na fila mas não tinham direito à aposentadoria - na maioria, porque não tinham contribuído ao INSS.

Requisitos básicos

De acordo com a gerente regional substituta para São Paulo do INSS, Lúcia Helena Paquier, é importante que os interessados façam os seguintes questionamentos antes de solicitar o benefício:

- sou trabalhador com carteira assinada ou autônomo que contribui com o INSS?

- tenho 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens)?

- fiz pelo menos 180 contribuições para o INSS (por carnê ou carteira assinada)?

Se as respostas forem afirmativas, o interessado deve ligar para o número 135 e agendar o atendimento em um dos postos. "Não precisa de correria, o direito será garantido a quem tem o perfil", explica. Dúvidas adicionais também podem ser solucionadas pelo telefone.

Lúcia destaca que não houve nenhuma alteração no perfil exigido para concessão do benefício. A principal diferença é que, a partir de agora, o trabalhador não precisará mais levar documentos para comprovar dos dados que estiverem no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). "Antes, o trabalhador teria que levar a carteira de trabalho de 1979, por exemplo, para conseguir a aposentadoria".

A educadora Hideco Kawamura, fez 60 anos no dia 1 de janeiro e já aproveitou os primeiros dias de atendimento de 2009 para protocolar o pedido de aposentadoria. Ligou para o INSS pela manhã e conseguiu agendar o atendimento para o mesmo dia, horas mais tarde.

“Prontinho, você já está aposentada” ouviu a educadora cerca de 20 minutos após chegar ao guichê de atendimento do INSS. O atendimento, no entanto, começou com cerca de trinta minutos de atraso em relação ao agendamento. Ela não recebeu a carta que comprova a aposentadoria, que deve chegar em cerca de 15 dias até sua residência. "Com a virada do mês, os índices de correção estão sendo atualizados e o sistema não imprimiu", disse.

A educadora, que teve seu primeiro emprego em 1968, diz que achou o processo bem mais rápido do que imaginava. “No geral foi muito tranqüilo”, disse ela, que pretende a partir de agora continuar ativa em projetos sociais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp