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ECONOMIA

Promoção é arma estratégica do marketing

Como última etapa do marketing, a boa apresentação de um produto ou serviço pode elevar vendas e consolidar uma marca no mercado.

Publicado em 01/04/2012 às 16:00


A velha máxima de que “a propaganda é a alma do negócio” ainda é válida nos dias atuais? Mesmo que o perfil de consumidores mude com o tempo, um empreendimento não poderá conquistar bons resultados sem apresentar-se bem no mercado, sem “vender o seu peixe”, e sem comunicar-se de forma adequada com os seus clientes. Diminuir os preços, fazendo a típica “promoção”, pode não ser a melhor alternativa para o empreendedor que deseja ver seu produto ou empresa na "boca do povo".

Na quarta e última reportagem da série 'Negócio Certo' do JORNAL DA PARAÍBA, o foco é o quarto 'P' da Promoção. Para abarcar de forma mais ampla o tema, ouvimos especialistas e representantes de empresas para analisar as formas como uma empresa deve tornar conhecido o seu produto e como se comunicar com o mercado e apresentar dicas e conselhos dos principais elementos que um empreendedor poderá contar no momento da promoção do seu negócio.

A propaganda é também, mas não sozinha, a alma de um negócio. Ela é uma ação que tem como objetivo tornar conhecido o resultado de um processo de produção e incentivar o vínculo do cliente com o produto pelo consumo. O gerente de atendimento do Sebrae na Paraíba, Elinaldo Macedo, enfatiza que de nada adianta uma empresa apresentar uma boa solução de mercado, sem que seus clientes sejam apresentados a ela.

“A etapa de divulgação nada mais é do que o reforço daquilo tudo que foi produzido para fazer o público conhecer uma empresa”, pontua o gerente de Atendimento do Sebrae da Paraíba. Como é o último item do processo encadeado que o marketing entende como conceito de promoção, ela não se retringe ao popular conceito de redução de preços para atrair clientes, mas a qualquer outra estratégia para estimular e promover o consumo de determinado produto ou fixar uma marca na mente de um público alvo.

Algumas vezes é preciso contornar a dificuldade em reduzir preços com boas estratégias de comunicação. Este é o desafio diário do gerente Felipe Inácio, que administra uma franquia da Chilli Beans, que vende óculos de sol, relógios e outros acessórios. “A gente percebe que o preço tem um peso muito forte, e o que fazemos é reforçar nossas ações sobre os clientes que já compraram e estimulando para que comprem sempre”, detalhou.

Mesmo como franquia de uma marca consolidada no mercado, o gerente explica que os meios tradicionais de publicidade não são muito utilizados. Como é uma empresa de pequeno porte, precisa adotar estratégias diferenciadas. “Fazemos nossas ações pontuais. Estamos sempre conversando com nossos clientes nas redes sociais e utilizamos uma extensa mailing list para notificar os lançamentos que a loja tem a oferecer”, pontua Felipe.

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Jornal da Paraíba

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