CULTURA
JP e CG têm sábado repleto de espetáculos; confira agenda
Três peças estão em cartaz em João Pessoa. Já em Campina Grande, a diversão é direcionada ao público infantil com a VI Mostra Sesc Curumim.
Publicado em 25/04/2009 às 9:46
Da Redação
Com Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
Neste sábado, o que não falta é opção de diversão nos teatros de João Pessoa e Campina Grande. Leia mais a seguir nas matérias da edição de hoje do Jornal da Paraíba e confira mais atrações na Agenda Cultural do Paraíba1.
Veja também a programação e os trailers dos filmes que estão nos cinemas.
“A Liberdade de Amélia” foge dos estereótipos
Depois da canção, de autoria de Ataulfo Alves e Mário Lago, Amélia deixou de ser apenas um nome pra se tornar um símbolo da dona de casa exemplar, aquela que “às vezes passava fome”, mas “achava bonito não ter o que comer”. Hoje, 57 anos depois do lançamento deste sucesso, a atriz Anunciada Fernandes apresenta o outro lado da moeda, apresentando uma mulher que foge desse estereótipo com a peça A Liberdade de Amélia. A apresentação será neste sábado e domingo, a partir das 20h no teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa.
Com 44 anos de carreira dedicados ao teatro, Anunciada se aventura a acumular praticamente todas as funções desta nova montagem. “Eu estou dirigindo, produzindo, ajudando na sonoplastia, enfim, estou fazendo praticamente tudo”, revelou. O texto é de seu sobrinho, Bruce Fernandes, escrito a partir de experiências vivenciadas pela própria atriz que, durante a peça, contracena com Marcos Vinícius.
Cansada da opressão do lar, Amélia larga o marido e os dois filhos e vai viver sua vida. A peça é ambientada em um shopping center. “É lá que acontece tudo, as paqueras com o pessoal da idade dela. Eu coloco ainda outros episódios corriqueiros do cotidiano de um shopping center”.
Em certo momento, Amélia encontra um companheiro ideal. Só que após um período curto de convívio, ela se vê diante dos mesmos problemas que a fizeram sair de casa.
Anunciada Fernandes também atuou em cinema em produções como Eu Sou o Servo (Eliézer Rolim) e Por Trinta Dinheiros (Vânia Perazzo).
“Isto & Aquilo” leva poesia para criançada
José Paulo Paes, Mário Quintana, Cecília Meirelles e Paulo Leminski são alguns dos autores cujos textos compõem o espetáculo musical Isto & Aquilo com os atores Adriano Cabral e Gil Hollanda, também responsáveis pela direção. As apresentações acontecem apenas neste final de semana, hoje e amanhã, no teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa.
De acordo com Gil e Adriano, o show destinado a crianças de todas as idades é uma verdadeira oficina poética, pois tem como objetivo despertar “as mais diversas sensações, utilizando-se fundamentalmente da palavra falada e cantada”. É por esta razão que, já na abertura do espetáculo, os atores cantam: “Não basta apenas / Declamar poemas / Tem que todo dia / Reclamar Poesia”.
Além de representarem, Gil e Cabral também incorporam ao espetáculo algumas poesias que foram compostas por eles próprios. A literatura faz parte do trabalho de ambos. No ano passado, Gil Holanda chegou a lançar um livro de poemas, Pelas ruas do meu canto.
“É um espetáculo que reúne, de forma lúdica, lírica e irreverente, teatro, música e poesia”, garante Cabral. No final de cada apresentação, será vendido o CD que compõe a trilha sonora do espetáculo Isto & Aquilo.
Esparrela, com Fernando Teixeira
O Grupo de Teatro Bigorna comemora seus 40 anos de atividade teatral na Paraíba, apresentando na sexta e no sábado e durante todo o mês de maio, às sextas-feiras e sábados, sempre às 20h, sua mais nova montagem: o monólogo Esparrela, com texto, direção e atuação de Fernando Teixeira.
Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. A peça marca a inauguração da sala preta do grupo Bigorna, localizada no antigo Cilaio Ribeiro (Centro Cultural do Terceiro Setor Thomas Mindelo), na praça Aristides Lobo, Centro de João Pessoa. Apenas 50 pessoas por sessão.
VI Mostra Sesc Curumim apresenta peças infantis
O destaque da programação deste sábado é a apresentação do espetáculo Pluft, O Fantasminha, com direção de Chico Oliveira e Regina Albuquerque, composto por atores do curso de formação do Teatro Severino Cabral.
As atividades da VI Mostra Sesc Curumim acontecem até a próxima quinta, 30, nos turnos da manhã (a partir das 8h) e tarde (a partir das 14h), no Cine-Teatro do Sesc Centro Campina Grande, que fica na Rua Jiló Guedes, 650, Centro. A programação inclui mostra de filmes, contação de histórias, diversas oficinas, exposições e vários espetáculos teatrais. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800.
Comentários