VIDA URBANA
Problema vira uma bola de neve
Publicado em 23/10/2011 às 8:00
-
Outra situação bastante recorrente é quando a pessoa se cala para não entrar numa fria e quando vê, está envolvida na maior confusão. É infalível: cada vez que - por medo de piorar as coisas – se permite que uma situação desagradável continue, o conflito se agrava e acaba tomando proporções inimagináveis.
Por exemplo: quando a melhor amiga tem o costume de não pagar o que deve e a pessoa não diz nada, por medo de ofendê-la ou provocar uma situação tensa. Ou no trabalho, quando uma pessoa se cala e não diz o que deveria por medo de perder o emprego. Ou, na relação a dois, quando a parceiro engole sapos por receio de perder a cara-metade.
Não enfrentar um problema na tentativa de evitar conflitos maiores, ao invés de reduzir a tensão, na verdade só faz aumentá-la e provoca ainda mais ressentimentos.
Por exemplo, no trabalho, quem cala diante de determinada situação, quando o problema estourar não vai conseguir se safar.
A principal razão para que muitas pessoas evitem um conflito é porque não acreditam ter habilidade para se expressar corretamente e assumem: "isto vai criar uma grande briga e depois de tudo não vou conseguir resolver nada mesmo.”
Comentários