icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara aprova projeto do passe livre para pessoas com transtorno mental

Dezenas de usuários dos CAPS lotaram as galerias com faixas e cartazes Câmara Municipal em defesa do passe livre.

Publicado em 21/12/2010 às 19:53

Da assessoria

As pessoas portadoras de transtorno mental atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços terão direito a gratuidade nos transportes urbanos de João Pessoa. É o que prevê o Projeto de Lei n 583/2010, denominado Passe Livre, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa. O projeto é de autoria dos vereadores Bira Pereira (PSB) e Wellando Guedes (PPS).

Durante a sessão, os vereadores aprovaram os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça e o parecer oral da Comissão de Políticas Públicas e segue para a sanção do prefeito Luciano Agra (PSB). Dezenas de usuários dos CAPS lotaram as galerias com faixas e cartazes Câmara Municipal em defesa do passe livre.

Com a nova lei ficará garantindo às pessoas portadoras de transtorno mental o direito ao passe livre permanente, cuja situação seja comprovada por órgãos de saúde e profissional. O projeto do passe livre foi aprovado por duas emendas garantindo às pessoas com transtorno mental usuários dos Caps e outros serviços nos ỗnibus urbanos e outra que os beneficiários sejam cadastradas na Superinetendência de Trasnportes Urbanos (STTRANS).

O vereador Bira Pereira (PSB) explicou que dentro do projeto de reforma psiquiátrica os usuários são atendidos em serviços diários e precisam se locomover de casa para o tratamento e os custos com as passagem de ônibus torna-se um obstáculo para a continuidade dos trabatamentos. “Temos casos de usuários que vão a pé para os CAPS uma demonstração de que querem se sociabilitar e a Câmara colabora com esse processo dentro de João Pessoa.

O diretor da Associação Caminhar, Severino Paixão comemorou a aprovação da lei do passe livre e disse que vai beneficiar as pessoas com transtorno mental que terão agora condições de irem diariamente aos centros de atendimento. “Certamente estaremos evitando que as pessoas abandonem o acompanhamento dos Caps e acabem dentro dos manicômios”, ressaltou. Severino ressaltou que o próximo passo da associação, é lutar para que o direito seja ampliado para os acompanhantes das pessoas em tratamento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp