ECONOMIA
Comércio espera alta de até 5%
Apesar de render um faturamento inferior a de outras datas, o Dia dos Pais é responsável por um crescimento considerável nas vendas.
Publicado em 31/07/2012 às 6:00
A menos de duas semanas do Dia dos Pais, o comércio na Paraíba aguarda crescimento na demanda de consumidores que deverá encher os estabelecimentos comerciais do Estado em busca de presentes para a data. Promoções e investimentos em produtos novos e de qualidade são algumas das estratégias dos lojistas para melhor atender o público em uma das datas comemorativas mais rentáveis para o setor. A alta esperada para as vendas chega a 5% em algumas regiões do Estado.
Na capital, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL/JP), Eronaldo Maia, prevê um incremento de 3% a 4% nas vendas com a aproximação do Dia dos Pais, se comparado à mesma data de 2011. “Devemos começar a sentir mais impacto nas vendas no início de agosto, mas, como a maioria dos consumidores costuma deixar para a última hora mesmo, a movimentação deve dar uma alavancada no próprio final de semana do Dia dos Pais”, afirmou.
Entre os setores que lucram mais com a data, Eronaldo aponta as lojas de roupas, sapatos e perfumes como as preferidas do público. Para receber a clientela, os comerciantes investem em atrativos especiais para garantir o lucro do período. “Muitas dessas lojas fazem promoções e até trazem novas opções de produtos para atender todos os gostos”, disse.
Apesar de render um faturamento inferior a datas como o Dia das Mães e as festas de final de ano, o Dia dos Pais é responsável por um crescimento considerável nas vendas, sendo lembrado por Eronaldo como a quarta data do ano mais importante para os comerciantes.
“Acredito que o Dia dos Pais só fica atrás das festas de final de ano, do Dia das Mães e do Dia da Criança, pois não é tão divulgado assim. De qualquer forma, temos constatado um aumento bom de ano a ano. Acho que estamos em um bom momento para o setor, a economia vai bem, as pessoas estão podendo gastar mais e temos uma ampla opção de produtos a oferecer”, destacou.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL/PB), José Lopes Neto, acredita que no Estado a média de crescimento nas vendas deve chegar a 5%. “O Dia dos Pais rende bons lucros, imaginamos inclusive um incremento de até 5% para este ano em todo o Estado", afirmou, acrescentando que mesmo com o crescimento das vendas, não devem acontecer contratações temporárias motivadas pela data.
"A demanda não exige contratações, a não ser que a empresa queira se preparar com antecedência para o segundo semestre”, ponderou.
José Lopes Neto ainda ressalta o crescimento nas vendas de eletrônicos. “Facilidades como prazos extensos e juros reduzidos devem estimular a compra de eletroeletrônicos, mas só teremos um panorama mais claro quando estivermos mais próximos da data. O movimento ainda está frio, devendo aumentar só na semana da data”, concluiu o presidente da FCDL-PB.
Comentários