icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Programa Cidadão entregou mais de 112 mil documentos em 2009

De março a dezembro do ano passado foram atendidos 43 municípios e 15 bairros da Capital.

Publicado em 21/01/2010 às 20:18

Da Secom-PB

O Programa Cidadão do Governo do Estado encerrou 2009 com um total de 112.363 documentos entregues à população, resultado de ações de cidadania desenvolvidas por toda a Paraíba. Vinculada à Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap), a iniciativa integra o Programa ‘Praça da Gente’, do governo estadual.

Apenas entre março e dezembro do ano passado foram percorridos 43 municípios, além de 15 bairros de João Pessoa, quando as equipes forneceram documentos à população carente que não poderia pagar Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS), CPF, 2ª via de registros de nascimento.

O Programa Cidadão também realizou ações de cidadania na Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Legião da Boa Vontade (LBV), Fundação Bradesco, nos presídios do Roger, de Patos e de Sousa, dentre outras entidades e organizações.

Gratuidade

Os documentos são fornecidos gratuitamente pelo Governo do Estado à população carente que procura o serviço, acompanhados de três fotos 3x4 digitais/coloridas.

No caso de pessoas com deficiência física, gestantes, idosos, obesos, apenados, internados ou qualquer outro que estejam impossibilitados de se locomover, os agentes do Programa disponibilizam um serviço especializado, realizando o atendimento em domicílio ou em local indicado.

Beneficiados


Os municípios contemplados em 2009 com as ações do Governo do Estado de resgate da cidadania foram: Alagoa Nova, Alhandra, Araruna, Bayeux, Baía da Traição, Bananeiras, Belém, Boa Ventura, Caaporã, Cabedelo-APEC, Campina Grande (Jocac, Igreja Congregacional, Parque do Povo), Campo de Santana, Conceição, Conde, Curral de Cima, Esperança, Fagundes, Guarabira, Gurinhém-Matão, Gurugy, Itabaiana, Jacaraú, Lucena, Marcação, Marizópolis, Mogeiro, Mulungu, Patos, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Remígio, Rio Tinto, Santa Luzia, São Bento, São José de Piranhas, Sousa, Santa Rita-Tibiri II e Taperoá. Desses, Guarabira, Patos e Cajazeiras receberam os serviços do ‘Praça da Gente’, que ocorre de 15 em 15 dias em diversas localidades.

Os bairros de João Pessoa atendidos pelo Programa Cidadão foram: Cidade Verde, Cristo, Bairro das Indústrias, Bairro dos Ipês, Castelo Branco, Colinas do Sul, Cruz das Armas, Geisel, Grotão, Jardim Planalto, José Américo, Mandacaru, Mangabeira, Rangel e Valentina de Figueiredo.

Sobre o Programa

Criado em 2 de junho de 1992 através do Decreto nº. 14.483, o Programa tem como objetivo proporcionar a pessoas de baixo poder aquisitivo os meios necessários a sua legalização junto aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Vinculado à Secap pelo Decreto nº. 23.13 de fevereiro de 2003, o Programa Cidadão percorre todos os municípios paraibanos, realizando ações junto às comunidades urbanas e rurais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp