icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra faz concerto inédito com composições de Mozart

Evento acontece no Cine Bangüê, em João Pessoa, às 20h. Orquestra de Câmara fará execução inédita da ‘Serenata Noturna’.

Publicado em 28/11/2008 às 12:40

Giselle Ponciano, do Jornal da Paraíba

A execução inédita da ‘Serenata Noturna’ e as apresentações de solistas cantantes serão o ponto alto do concerto oficial que a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa fará nesta sexta-feira (28). Todas as músicas do concerto serão de Wolfgang Amadeus Mozart, homenageado pela orquestra em função de ter sido um dos maiores gênios da música clássica. O evento está marcado para as 20h, no Cine Bangüê, na capital. O acesso ao local se dará mediante a doação de um artigo de higiene pessoal – que será doado para uma instituição que cuida de idosos.

Na regência estará o maestro convidado argentino Miguel Angel Gilardi. As solistas serão as sopranos paraibana Maria Juliana Figueiredo e a argentina Gabriela Cecília Guzzo (também convidada para a ocasião).

O maestro titular da Orquestra de Câmara de João Pessoa, Gustavo de Paco, explicou que a ‘Serenata Noturna’ nunca foi tocada no Nordeste antes. “Não é aquela que todos conhecem, mas uma música composta para orquestra de cordas e cinco solistas. É uma obra praticamente desconhecida”, acrescentou. Os solistas tocarão dois violinos, uma viola, um contrabaixo e um tímpano. Gustavo de Paco preparou os músicos para a apresentação de hoje à noite durante dois meses.

O programa do concerto inclui quatro aberturas de óperas e cinco árias. Entre as peças executadas, estão as óperas ‘Don Giovanni’, ‘O Rapto no Serralho’, ‘A Flauta Mágica’ e ‘As Bodas de Fígaro’.

O considerado gênio da música clássica, Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 na cidade austríaca de Salzburgo. O talento musical de Mozart, quando criança não passou despercebido pelo pai – que era compositor – que passou a estimular o dom. Assim, ainda criança já escrevia duetos e pequenas composições para piano.

‘Mitridate’, ‘Idomeneo’ e ‘Così Fan Tutte’ são mais algumas de suas óperas. ‘Don Giovanni’ é considerada por muitos especialistas sua grande ópera. As últimas, ‘A Clemência de Tito’ e ‘A Flauta Mágica’ foram compostas em 1789.

Convidado

Miguel Angel Gilardi nasceu em Buenos Aires, onde estudou no Conservatório Superior Manuel de Falla, no College Musicale di Colonia (Alemanha) e em Roma (Itália), com Franco Ferrara.

Já atuou em mais de 1.200 concertos, tendo dirigido concertos nas mais importantes orquestras da América do Sul, como na Orquestra Sinfônica Nacional Argentina, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional do Chile. Além disso, Miguel Angel Gilardi também foi convidado a reger diversas orquestras na América, na Europa e na Ásia.

Com a Orquestra Sinfonietta (França) regeu importantes concertos lírico-sinfônicos como a 9ª Sinfonia de Beethoven – desde 1994 ele recebe convites para regê-la.

Os concertos oficiais da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa são promovidos pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e ocorrem a cada dois meses. Na ocasião, a orquestra apresenta sua programação oficial, tendo um repertório mais amplo e rebuscado, com o tempo de apresentação mais extenso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp