CULTURA
Rock 'n' roll independente
Abrindo espaço para novas bandas e explorando sonoridades do momento, 'Indie Sessions' agita o Centro Histórico de João Pessoa.
Publicado em 07/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:07
O termo "indie" agrega bandas e artistas que batalham, sem apoio de gravadoras ou grandes empresas, seu lugar nos players dos ouvintes. O segmento é grande, sobretudo porquê os custos para se gravar um disco ou sair em turnê são bem baixos hoje, se comparados aos anos 80, por exemplo.
É desse universo que sai a escalação da primeira edição do Indie Sessions, festival que agita o Centro Histórico de João Pessoa na noite deste sábado, com shows entre a Casa de Musicultura, Espaço Mundo e Vila do Porto.
Não por acaso, os nomes que fazem a programação do festival, além de indies (indepententes) também fazem o chamado ‘indie rock’. “Indie rock é um gênero que possui outras vertentes, como o indie-pop, indie folk, dream pop, dentre outros”, explica o estudante de Comunicação Social Felipe Matheus Lima, idealizador do festival.
“Indie Sessions se trata de bandas independentes que são, sim, envolvidas no indie rock, mas são bandas de vários subgêneros, como a Glue Trip (Clique para ouvir) e seu ‘dream pop’, o Coldsleephead e seu electro-pop”, comenta. “Uma banda de metal pode ser taxada de indie, por exemplo, por ela ser independente, mas necessariamente ela pode não fazer um indie rock”, explica.
Com a chancela do Atividade FM – blog que tem a finalidade de apresentar e discutir a cena indie da Paraíba, do Brasil e do mundo, criada por Felipe com a ajuda de diversos colaboradores -, o Indie Sessions terá shows do Grandphone Vancouver (Campina Grande), Far From Alaska, Fukai e Last Starfighters (Natal), It Girl (Fortaleza) e ainda as pessoenses Glue Trip, Johnny, Rieg e Coldsleepyhead.
“A curadoria foi atenciosa com as bandas que começaram a ganhar destaque na mídia nacional com seus trabalhos. Essas bandas tocam pouco por aqui - o festival cumpre o papel de trazer para João Pessoa bandas com sonoridades do momento e que merecem espaço e público”, justifica Felipe.
Os shows começam às 19 horas na Casa de Musicultura. Em seguida, migram para o Espaço Mundo e terminam na Vila do Porto. Quem comprar o ingresso recebe uma pulseira que permite o trânsito entre as três casas de show, localizadas próximo à Praça Antenor Navarro.
Clique aqui para ouvir set com músicas dos artistas que se apresentam no Indie Sessions.
Comentários