POLÍTICA
Eleição na Famup confronta PMDB e PSDB; frequência é acima da média
Intensa a movimentação na sede da Federação dos Municípios da Paraíba, que realiza ao longo de toda esta sexta-feira (9) as eleições para a sua nova diretoria.
Publicado em 09/01/2009 às 13:23
Phelipe Caldas
É intensa a movimentação na sede da Federação dos Municípios da Paraíba, que realiza ao longo de toda esta sexta-feira (9) as eleições para a sua nova diretoria. Dos 223 municípios paraibanos, 180 são associados à entidade e têm direito a voto, e duas chapas foram formadas para a disputa. Uma encabeçada por Rubens Germano (PSDB), prefeito de Picuí, e outra encabeçada por Hugo Alves (PMDB), prefeito de Caiçara. Apenas no turno da manhã, mais de 50% dos eleitores já votaram, e a expectativa é que o comparecimento seja de 90%.
Apesar de ambos negarem, a verdade é que a disputa é mais uma polarização no Estado, sendo que a chapa de Rubens aglutina em sua maioria os aliados do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), enquanto que a chapa de Hugo aglutina majoritariamente os aliados do senador José Maranhão (PMDB).
Rubens Germano, por sinal, já presidiu a entidade por quatro anos e agora tenta comandar a Famup pela terceira vez. Ele diz que pretende retornar à Federação para dar continuidade às parcerias iniciadas em suas antigas gestões.
Buba Germano, como é conhecido o prefeito de Picuí, diz que assumiu a Famup com 120 associados e que hoje ela tem 180 Prefeituras associadas. “Tínhamos uma instituição inadimplente e novamente a transformamos em uma representação política séria”, destacou.
Como ações principais realizadas em suas antigas gestões, ele destacou as marchas nacionais em Brasília que resultou no aumento em 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.
Já o prefeito Hugo Alves, candidato de oposição, diz que seu principal objetivo é fazer uma Famup para os prefeitos, desvinculando-a dos grupos políticos. Segundo ele, os interesses político-partidários não podem ser confundidas com a entidade.
Ele destacou também que defende um municipalismo forte e o aumento do número de associados da Famup para todos os 223 municípios paraibanos.
Ainda de acordo com Hugo Alves, a Famup tem que sair da Capital e ir para o interior paraibano, para estar mais presente nos pequenos municípios.
Hugo declarou também que está certo da vitória, mas preferiu não falar em margem de diferença. “Tudo o que posso dizer é que tem grupo que pode se surpreender. Porque primeiro pensavam que a gente não teria chapa, mas a gente teve uma bem articulada. Agora eles pensam que vão ganhar fácil, e talvez se surpreendam mais uma vez quando as urnas forem abertas”, concluiu.
A eleição acaba às 17h e em pouco tempo o resultado final deve ser divulgado.
Comentários