icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Planetário da Estação Cabo Branco exibe "Palco Celeste" gratuitamente

No final de semana, atende ao público visitante com horários pré-determinados das sessões, das 11h às 20h.

Publicado em 15/01/2010 às 14:55

Da Secom-JP

Um novo filme está sendo exibido no Planetário Digital da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizado no, Altiplano Cabo Branco. É ‘Palco Celeste’, que apresenta um estudo do céu e a repercussão dos seus fenômenos na atmosfera terrestre. O Planetário funciona durante a semana, nos três turnos, para escolas em visitação e aula de campo, que estejam agendadas no primeiro horário de cada turno. No final de semana, atende ao público visitante com horários pré-determinados das sessões, das 11h às 20h.

O Planetário tem entrada gratuita e capacidade máxima para 15 pessoas por sessão. Durante a exibição não é permitido filmagens, e fotografias só poderão ser feitas sem uso do flash. Em formato de uma abóboda, instalado no 1º pavimento da Torre Mirante, o Planetário Digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas.

Trata-se de um dos primeiros componentes do Museu de Ciência e Tecnologia, que está em fase de implantação na Estação Cabo Branco. No equipamento inflável, o público encontra uma esfera celeste em todo o seu esplendor, localizando, projetadas em uma semi-esfera, estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do sol e da lua, desenvolvendo o seu trajeto noturno ou diurno, e ainda eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

As sessões geralmente são de hora em hora, com a presença de um monitor, que demonstra conceitos simples e também os avanços da astronomia, além de simular o céu de algum ponto na terra ou de outros planetas e luas, mostrar o movimento anual, os efeitos da precessão dos equinócios sobre o tempo e simular fenômenos celestiais, tais como trânsitos, eclipses e chuvas de meteoros. Também indica órbitas dos planetas e experimenta efeitos atmosféricos, tais como por do sol ou um céu azul.

O setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco, que tem como missão mediar os processos educacionais que possibilitem a ampla inclusão social no tocante ao acesso a cultura, a ciência e as artes, é o responsável pelas atividades realizadas no Planetário.

De acordo com a coordenadora do setor, Cássia Freitas, “o Planetário é uma importante ferramenta no sentido da informação geral, bem como no enriquecimento pedagógico das aulas do currículo tradicional no âmbito das ciências geográficas e da astronomia”. Segundo Cássia, o Planetário tem tido recorde de público, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Aproximadamente duas mil pessoas já visitaram o local.

O filme

‘Palco Celeste’ mostra a repercussão de fenômenos na atmosfera terrestre, que funciona como uma lente de vidro refletindo no céu luzes e cores decorrentes de efeitos como a poluição das luzes da cidade, que chegam a inibir a visão das estrelas, e outros como o por do sol, que se origina das luzes do dia refletidas na atmosfera.

Faz também um alerta acerca dos fenômenos negativos, tais como a poluição causada pela fuligem e a poeira, que se espalham obstruindo a visão dos fenômenos celestes e criando uma camada denominada de efeito estufa, cujos efeitos são extremamente danosos à condição humana. Apresenta ainda fenômenos na linha do tempo que marcaram a história da astronomia, como as chuvas de meteoro e o mais importante registro corrido nas Cataratas do Niagra.

‘Palco Celeste’ apresenta também o espetáculo da Aurora Boreal, que ocorre nas regiões geladas do planeta, cuja combinação de cores representa um espetáculo celeste. As Muralhas da China e a precisão dos chineses nos registros dos fenômenos celestes são destacadas, além do Cometa Harley na sua excursão pela Terra, que só acontece a cada 76 anos. Apresenta ainda uma alusão aos fenômenos considerados OVNS (Objetos Voadores Não Identificados) e finaliza com uma belíssima visão da Lua e da Terra como planetas irmãos.

SERVIÇO:

PLANETÁRIO
Sessões: a partir das 11h , durante os três turnos, até as 20h.
Local: Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes – Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco
Fone: 83. 3214. 8303 - 3214.8270 - 8802-3255

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp