VIDA URBANA
Faculdade Santa Emília de Rodat vacina contra rubéola nesta quinta e sexta-feira
Campanha é para interromper a transmissão endêmica da rubéola, eliminando essa doença e a Síndrome da Rubéola Congênita até 2010 no Brasil.
Publicado em 03/09/2008 às 17:04
Da assessoria da Faculdade
A Faculdade Santa Emília de Rodat, também, aderiu à campanha nacional contra a rubéola. A vacinação ocorrerá entre os dias 4 e 5, nos turnos da manhã e tarde, na própria Instituição, no bairro Tambiá, Capital. O objetivo da campanha é interromper a transmissão endêmica da rubéola, eliminando essa doença e a Síndrome da Rubéola Congênita até 2010 no Brasil.
Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos, mesmo que já tenham tomado a dose da vacina. O município de João Pessoa se integra a uma ação nacional liderada pelo Ministério da Saúde, que segue até o dia 12 de setembro. A meta da capital paraibana é imunizar mais de 247 mil pessoas, ou seja, 85% da população.
Pela primeira vez, o foco da campanha serão pessoas do sexo masculino, que em 2007, representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país. Em João Pessoa, em 2007, foram confirmados 50 casos; já este ano, foram notificados 31 casos, mas apenas quatro confirmados.
Rubéola - É uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.
A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).
Comentários