ECONOMIA
Sebrae abre Feira do Empreendedor com oportunidades de negócios
Feira acontece até segunda-feira (5), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Evento indica oportunidades de negócios em pelo menos 30 atividades econômicas na Paraíba.
Publicado em 02/10/2009 às 12:45
Do Jornal da Paraíba
Para aumentar a taxa de negócios bem-sucedidos na Paraíba logo em sua abertura, nada mais importante que ter em mãos um estudo de mercado com as vocações econômicas regionais do Estado. Com base em estudo dos pesquisadores da Fiep-PB, Faepa e do Sebrae, os empreendedores interessados em abrir um negócio terão acesso a esse mapa de opções durante os quatro dias da Feira do Empreendedor, que começa hoje, e se estende até a segunda-feira, 5 de outubro, no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Intitulado de “Onde estão as oportunidades de negócios nas Mesorregiões do Estado da Paraíba?”, o estudo identificou pelo menos 30 atividades econômicas em cada uma das quatro mesorregiões do Estado (Mata Paraibana, Agreste, Borborema e Sertão). Além da divisão regional, o mapeamento traz as dicas detalhadas nos setores da indústria, comércio, serviços, agricultura e agropecuária.
Com a taxa crescente do envelhecimento da população, as oportunidades de negócios vão desde casas de repousos para a terceira idade, passando por empresas de administração de condomínio favorecido pela alta do setor da construção civil, oficinas especializadas para motos, serviços de creches e maternais, chegando até mesmo a oferecer negócios voltados para classes com poder de alto consumo como locação de limusines e carros antigos para atuar em eventos de casas de recepção.
A diversidade aponta dicas para novas tendências e novidades no Estado. Há oportunidades de negócios na produção de orgânicos com o crescente consumo, lojas de artigos religiosos que estão carentes em diversas cidades do Estado, na produção de comida semipronta, cursos de idiomas como mandarim e russo, restaurantes de comida indiana, australiana e mexicana, fabricação de produtos dietéticos e massas finas e até mesmo para empresas de colocação de executivos (head hunter).
Segundo o economista Antônio Felinto, analista do Sebrae, o estudo se baseou tanto em produções de pesquisa realizadas da Federação das Indústrias do Estado (Fiep-PB), da Federação Agropecuária do Estado da Paraíba (Faepa) e do Sebrae, que realizou uma série de entrevistas com os presidentes de federação das entidades de classe, consultores e de empresários das quatro mesorregiões do Estado.
“Identificamos pelo menos 30 dicas de negócios em cada uma das quatro mesorregiões, mas na verdade elas se desdobram em muito mais oportunidades, pois dentro do mesmo nicho de mercado outras atividades econômicas que podem ser exploradas pelos empreendedores", comentou Felinto.
"O Sebrae já havia apresentado um trabalho nesse nível em períodos anteriores, mas como surgiram na última década novas oportunidades de negócios em diversos setores do Estado como em serviços, agroecológico e novas tecnologias, foi necessário redesenhar esse mapa por cada mesorregião. Mais uma vez, o Sebrae afirma sua tradição de orientar e apontar tendências para empreendedores que buscam abrir e expandir seus negócios”, explicou.
Em síntese, segundo ele, o estudo identifica um Estado repleto de vocações e potencialidades.
Comentários