icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras da Central de Agricultura Familiar são iniciadas em 15 dias

Projeto vai beneficiar cerca de 250 agricultores que compõem sete territórios: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Médio Sertão.

Publicado em 24/07/2009 às 16:22

Da Secom-JP

As obras da Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), na Capital, vão ser iniciadas nos próximos quinze dias. O prefeito Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviços para a construção do equipamento, na manhã desta sexta-feira (24), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, junto com os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) e os Colegiados e Fóruns de Desenvolvimento Rural.

O projeto vai beneficiar cerca de 250 agricultores que compõem sete territórios paraibanos: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul - no qual João Pessoa está inserida - e Médio Sertão, totalizando 118 municípios.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macêdo, disse que a previsão é que a obra esteja concluída em 180 dias. O Cecaf vai funcionar no bairro José Américo, nas imediações da Cidade dos Colibris. O investimento total da obra é na ordem de R$ 1.920.000,00 com a contrapartida do Governo Municipal de aproximadamente R$ 530 mil.

O prefeito Ricardo Coutinho disse que o principal foco do projeto é garantir a qualidade dos produtos e a oportunidade de negócios diretamente com o público consumidor. “Grande parte do lucro da produção fica nas mãos dos atravessadores. Com o Cecaf, o homem do campo poderá comercializar o seu produto diretamente ao consumidor, aumentando a renda familiar e gerando mais recursos para o trabalhador do campo”, explicou Ricardo.

Além da Central de Comercialização de Agricultura Familiar, a verba também será destinada para compra de seis carros que serão utilizados no transporte das mercadorias que abastecerão diariamente a Cecaf. O secretário da Sedurb adiantou que já no mês de agosto será criada a Central Base, onde serão iniciados os primeiros serviços da Cecaf com o atendimento ao agricultor. “A Central Base vai funcionar inicialmente no Paço Municipal, até que as obras estejam concluídas. A medida é para que possamos adiantar e abrir oportunidade de negócios”, acrescentou Hildevânio.

Pelo menos 70% da produção de hortifruti da Paraíba têm origem na agricultura familiar. Para Marenilson Batista, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Estado, a assinatura da ordem de serviço para a construção do Cecaf é um sonho que se tornou realidade. “A prefeitura de João Pessoa abraçou o projeto e entendeu as necessidades de escoamento da produção da agricultura familiar, gerando condições de trabalho que vão favorecer todo território paraibano”, ressaltou Marenilson.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp