VIDA URBANA
Obras da Central de Agricultura Familiar são iniciadas em 15 dias
Projeto vai beneficiar cerca de 250 agricultores que compõem sete territórios: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Médio Sertão.
Publicado em 24/07/2009 às 16:22
Da Secom-JP
As obras da Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), na Capital, vão ser iniciadas nos próximos quinze dias. O prefeito Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviços para a construção do equipamento, na manhã desta sexta-feira (24), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, junto com os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) e os Colegiados e Fóruns de Desenvolvimento Rural.
O projeto vai beneficiar cerca de 250 agricultores que compõem sete territórios paraibanos: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul - no qual João Pessoa está inserida - e Médio Sertão, totalizando 118 municípios.
O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macêdo, disse que a previsão é que a obra esteja concluída em 180 dias. O Cecaf vai funcionar no bairro José Américo, nas imediações da Cidade dos Colibris. O investimento total da obra é na ordem de R$ 1.920.000,00 com a contrapartida do Governo Municipal de aproximadamente R$ 530 mil.
O prefeito Ricardo Coutinho disse que o principal foco do projeto é garantir a qualidade dos produtos e a oportunidade de negócios diretamente com o público consumidor. “Grande parte do lucro da produção fica nas mãos dos atravessadores. Com o Cecaf, o homem do campo poderá comercializar o seu produto diretamente ao consumidor, aumentando a renda familiar e gerando mais recursos para o trabalhador do campo”, explicou Ricardo.
Além da Central de Comercialização de Agricultura Familiar, a verba também será destinada para compra de seis carros que serão utilizados no transporte das mercadorias que abastecerão diariamente a Cecaf. O secretário da Sedurb adiantou que já no mês de agosto será criada a Central Base, onde serão iniciados os primeiros serviços da Cecaf com o atendimento ao agricultor. “A Central Base vai funcionar inicialmente no Paço Municipal, até que as obras estejam concluídas. A medida é para que possamos adiantar e abrir oportunidade de negócios”, acrescentou Hildevânio.
Pelo menos 70% da produção de hortifruti da Paraíba têm origem na agricultura familiar. Para Marenilson Batista, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Estado, a assinatura da ordem de serviço para a construção do Cecaf é um sonho que se tornou realidade. “A prefeitura de João Pessoa abraçou o projeto e entendeu as necessidades de escoamento da produção da agricultura familiar, gerando condições de trabalho que vão favorecer todo território paraibano”, ressaltou Marenilson.
Comentários