VIDA URBANA
SUS distribui o medicamento
SUS distribui o ácido fólico em forma de medicamento em gotas; na rede privada o tratamento sai por cerca de R$ 10,00 por mês.
Publicado em 02/09/2012 às 14:32
O ácido fólico, em forma de medicamento em gotas, é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede privada, conforme o Ginecologista e Obstetra Eduardo Borges, o tratamento sai por cerca de R$ 10,00 por mês. Segundo o especialista, esse é o valor pago para a dosagem ideal de 400 microgramas dia – estabelecido seguindo os padrões de órgão regulador dos Estados Unidos – o CDC.
Para reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro e prevenir os defeitos do tubo neural, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou – desde 2002 - a adição de ferro (4,2 miligramas) e de ácido fólico (150 microgramas) para cada 100 gramas de Farinha de Trigo e Milho embaladas industrialmente. “Mas sabemos que, principalmente a população de baixa renda, adquire esses produtos na sua forma tradicional, nas feiras livres. Isso reforça a importância de se divulgar a gravidez planejada e a prevenção por meio do ácido fólico”, completou o médico, ao informar que em baixa dosagem, o ácido fólico não tem efeito. Já em uma situação de superdosagem, acima de 1.000 microgramas por dia, estudos experimentais com camundongos indicam que o bebê pode nascer abaixo do peso. (A jornalista viajou a convite da organização do evento)
Comentários