icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Música do Mundo' para todos os gostos

Encerrando em grande estilo 'Festival Música do Mundo' traz nesta sexta (30) Hermeto Pascoal, Duofel, Wagner Tiso e Banda 5 de Agosto.

Publicado em 30/12/2011 às 6:30


Três atrações que aportaram em João Pessoa em 2010 sobem ao palco do Música do Mundo nesta sexta-feira, último dia do festival instrumental, a partir das 18h, na estrutura montada próximo ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa.

Há dois anos, em maio, o mestre alagoano Hermeto Pascoal promoveu uma homenagem no Festival Nacional de Arte (Fenart) a outro grande multi-instrumentista, o paraibano Sivuca (1930-2006). Em agosto, o maestro e pianista mineiro Wagner Tiso (junto com o violonista Victor Biglione) se apresentou no projeto Som das Seis. Setembro foi a vez do embalo de cordas beatlemaníaco de Duofel, na programação da Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo) em João Pessoa.

O que mais chama a atenção do paulistano Luiz Bueno, que faz dupla com o músico alagoano Fernando Melo no Duofel, é a qualidade da plateia. "Vamos fazer 34 anos de carreira em março e conhecemos todo o país", avisa o violonista. "O destaque é o diferencial do público de João Pessoa, mais atento às apresentações" coloca Bueno, que acompanhou todas as noites do Música do Mundo desde o começo, na segunda-feira.

"O objetivo é compartilhar com a plateia."

O músico do Duofel confessa que, sentindo o calor dos paraibanos, repensou junto com Fernando Melo o playlist desta noite. "Sabemos exatamente o que há de melhor no nosso repertório", garante. "Tocaremos Edu Lobo, Tom Jobim, Beatles e um apanhado de mais significativo do Duofel."

SER UM BEATLE
O álbum Duofel Plays The Beatles é o resultado da paixão da dupla pelo quarteto de Liverpool e que será visto nas areias de Tambaú. O mesmo repertório foi visto em uma especial apresentação no lendário Cavern Club, na cidade portuária natal dos Beatles.

Além da apresentação, a dupla lançará o DVD homônimo que foi resultado do show em Liverpool, com as 15 músicas apresentadas em alta definição e com som 5.1. Luiz Bueno destaca o making of, onde mostra o maior objetivo do duo: "Não abandonar os sonhos", enfatiza o músico, relembrando que, no começo dos anos 1960, o adolescente de 14 anos teve seu primeiro contato com 'I want to hold your hand' no departamento de música de uma loja e, uma semana depois, decidiu "ser um beatle."

A universalidade e a variedade cultural presente no festival colhe frutos. Luiz Bueno revela que o Duofel planeja fazer apresentações em São Paulo junto com o Quinteto da Paraíba, tentando viabilizar junto às secretarias de cultura dos dois estados.

BANDA 5 DE AGOSTO
Falando em parcerias, o pianista Wagner Tiso se unirá à banda paraibana 5 de Agosto, regida pelo maestro Adelson Machado, para executar composições do próprio músico mineiro, como 'Olinda Guanabara' e 'Frevo', além de obras como 'Aquarela do Brasil', de Ary Barroso, 'Vento bravo', de Edu Lobo, e 'Mandu -Çarará', de Heitor Villa-Lobos.

O encerramento do Música do Mundo fica por conta de mestre Hermeto Pascoal, alagoano que por vezes é confundido – em aparência e genialidade – com outro multi-instrumentista albino, o itabaianense Sivuca.

Atualmente, o artista conhecido pelos quatro cantos do mundo se apresenta com várias formações: com sua companheira Aline Morena, solo, acompanhado com uma 'big band' ou uma orquestra sinfônica. O show desta noite será apresentado pelo 'Hermeto Pascoal e Grupo'.

Para o músico, não há melhor público, nem melhor show, nem melhor disco. Ele costuma dizer que todos são “filhos muito amados”.

Tão amados que Pascoal disponibilizou no seu site oficial (www.hermetopascoal.com.br), desde 2008, todas as suas partituras e músicas, com direito a um bem-humorado 'licenciamento'. Uma carta multicolorida rabiscada a mão declarando a liberação para o Brasil e o mundo de sua obra.

O projeto Música do Mundo é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e está inserido no Circuito do Sol, do Governo do Estado.

Serviço

• Música do Mundo. Última noite. Com Hermeto Pascoal / Duofel / Wagner Tiso e Banda de Música 5 de Agosto. No Busto de Tamandaré (final da av. Epitácio Pessoa, divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, João Pessoa), hoje, a partir das 18h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp