VIDA URBANA
Orla: alto índice de chuva
Segundo a Aesa, previsão para esta terça-feira (30) é de tempo instável e com chuvas, que devem continuar ocorrendo no próximo mês.
Publicado em 30/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:11
A região da praia, em João Pessoa, foi onde mais choveu entre o último domingo e ontem. Dos sete pontos de pluviômetros automáticos instalados na cidade pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), três registraram índices mais altos de chuva. O equipamento localizado no bairro de Tambauzinho contabilizou a maior quantidade de precipitações, com 77 milímetros (mm), seguido por Manaíra (55 mm) e Altiplano (51 mm). A previsão para hoje é de ocorrência de mais chuvas.
Entre os bairros que contam com o pluviômetro automático, Mangabeira foi o que teve o menor registro de chuvas no mesmo período, com apenas 20,5 mm. No Centro, foram registrados 50 mm, no Cristo Redentor, 36 mm, e no Grotão, 27 mm.
Segundo o balanço parcial da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a quantidade de chuvas registradas em João Pessoa desde o início do mês até a manhã de ontem, que foi de 312,8 mm, superou a previsão da média histórica para o período, que é de 301,7 mm.
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, disse que a previsão para hoje é de tempo instável e com chuvas, que devem continuar ocorrendo no próximo mês. “A média histórica para o mês de julho é de 60 mm abaixo do que é registrado no mês de junho, de 300 mm. Mas conforme prevíamos, as precipitações irão continuar irregulares, com precipitações alternadas, chovendo hoje e não amanhã. Mesmo assim, a previsão é que, assim como em junho, a média seja alcançada”, pontuou.
As chuvas ocorridas desde a madrugada de ontem na capital causaram transtornos em vários bairros, como no Varadouro, na praça Napoleão Laureano – em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), onde ônibus e veículos particulares tiveram dificuldades de trafegar. No entanto, os mais prejudicados pelo histórico alagamento no local foram os pedestres e usuários dos trens, que se arriscaram andando na água, cujo nível chegava à altura do joelho. A principal avenida do bairro dos Bancários, a Sérgio Guerra, também ficou alagada, como outras ruas e avenidas de alguns bairros.
ATENÇÃO
Os condutores de veículos também precisaram redobrar a atenção em outros pontos, pois devido à chuva o trânsito ficou lento nos principais corredores da cidade como na rodovia federal BR-230, nos dois sentidos, avenida Pedro II e Epitácio Pessoa, além do entorno do Parque Solon de Lucena (Lagoa).
SEM EMERGÊNCIAS
Defesa Civil da capital
Apesar dos registros, a Defesa Civil Municipal não recebeu nenhum chamado de emergência, segundo o coordenador Francisco Noé Estrela. “O nosso Centro de Operação não recebeu nenhum chamado. Apesar disso, nós estamos nos antecipando para verificar alguns problemas na cidade, que já são corriqueiros, como os pontos de alagamento. No entanto, devido ao trabalho preventivo, por meio do 'João Pessoa em Ação', os transtornos não foram constatados, como na Avenida Beira Rio e Cuiá”, disse.
O engenheiro civil da Defesa Civil Municipal, Alberto Sabino, explicou que existe uma ineficiência de drenagem em frente à CBTU, o que gera o alagamento, pois o escoamento fica mais lento, além de sofrer influência da maré. “A partir do momento que essas águas começam a escoar lentamente, a maré baixa e a chuva dá uma trégua, entre 40 minutos e 1h, tudo volta à normalidade. É uma questão pontual que ocorre em alguns pontos da cidade, como na Avenida Sérgio Guerra, causando transtornos para a população”, afirmou.
TEMPO INSTÁVEL, PREVÊ AESA
De acordo com a Aesa, a previsão para esta terça-feira é de tempo instável e com chuvas nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo. Para a região do Cariri/Curimataú, a previsão é de chuvas esparsas com nebulosidade variável. Já no Alto Sertão e Sertão, o dia será de nebulosidade variável.
A temperatura máxima na faixa litorânea deverá chegar aos 29º C e a mínima, aos 22º C, enquanto que na região do Agreste, a máxima deverá ficar em torno dos 27º C e a mínima, perto dos 19º C. Para o Brejo, a previsão é que a máxima atinja os 25º C e a mínima, os 18º C. Já para a região do Cariri-Curimataú, a máxima deverá chegar aos 31º C e a mínima, aos 17º C.
No Alto Sertão, a máxima deverá alcançar os 33º C e a mínima, os 20º C. Já para o Sertão, a previsão é que a máxima registrada fique em torno dos 34º C e a mínima, em torno dos 20º C.
Comentários