CULTURA
Guitarra do mundo nas areias do busto
Guitarras do mineiro Toninho Horta e do Paraibano Beto Tavares são atrações principais nesta quinta-feira (29) do Festival Mundo.
Publicado em 29/12/2011 às 6:30
A guitarra é a atração principal da noite desta quinta no projeto Música do Mundo, a partir das 18h, no palco montado próximo ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa.
Membro do famoso Clube da Esquina, o mineiro Toninho Horta tem uma extensa lista de nomes consagrados da MPB que acompanhavam as distorções de sua guitarra. Nomes como Tom Jobim, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso, entre outras dezenas de artistas.
Eleito um dos cinco melhores guitarristas do mundo nos anos 1970 pela revista britânica Melody Maker, Horta é admirado por instrumentistas do calibre de Pat Metheny, George Benson e Eric Clapton.
Com quatro décadas de carreira, o repertório traz composições autorais e parceiras como ‘Canção da juventude’ (com Márcio Borges), 'Diana' e 'Manoel, o audaz' (ambos com Fernando Brant), além das inéditas ‘Caminho do amor’ e 'Minas train'.
Toninho ainda vai homenagear o Clube da Esquina com o clássico ‘Travessia’, de Milton Nascimento e Brant.
"Tenho certeza de que vai ser um show emocionante", garante o mineiro. "Estou motivado em tocar em local aberto para muitas pessoas a minha música que é simples e sofisticada harmonicamente."
Comemorando 10 anos de trajetória, a guitarra do paraibano Beto Tavares também será ouvida nas areias de Tambaú. No repertório, músicas do seu primeiro disco, Labirinto.
Antes dos solos de guitarra de Horta e Tavares, o grupo paraibano JPSax abrirá a programação do festival de música instrumental.
Serviço
• Música do Mundo. Quarta noite. Com JPSax / Beto Tavares / Toninho Horta. No Busto de Tamandaré (final da av. Epitácio Pessoa, divisa entre Tambaú e Cabo Branco, João Pessoa), a partir das 18h. Gratuito.
Comentários