VIDA URBANA
Moradores encontram mais de dois mil cartões do SUS no lixo
Cartões estava em um coletor de lixo, próximo ao posto de saúde do bairro Lindolfo Pires, em Nazarezinho no Sertão da Paraíba.
Publicado em 13/12/2011 às 8:00
Os moradores de Nazarezinho, no Sertão do Estado, encontraram no último domingo, mais de mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) em um coletor de lixo, próximo ao posto de saúde do bairro Lindolfo Pires. Os documentos encontrados tinham como titulares as pessoas residentes naquele município, cuja população é de pouco mais de 7,3 mil habitantes.
Estranhando a destinação que tinha sido dada aos cartões, que são necessários para a realização de procedimentos médicos através do SUS, um grupo de moradores decidiu denunciar o caso ao Ministério Público (MP) de Sousa, na manhã de ontem, para que ele seja investigado.
O vereador Renê Marcos Maciel Lins acompanhou o grupo de moradores da cidade e disse que a decisão de denunciar o caso ao MP foi em função de os cartões serem acompanhados por fichas, que contêm dados de beneficiários do SUS, o que expunha seus titulares ao risco de terem essas informações usadas indevidamente.
A servidora do MP, Suely Queiroga, disse que a denúncia vai seguir para a apreciação da promotora da Saúde, Ana Carolina de Sousa, que deverá convocar a Secretaria de Saúde de Nazarezinho para prestar esclarecimentos. Queiroga disse ainda que os denunciantes informaram que a quantidade de cartões encontrados no lixo é de, em média, mil, entretanto apenas uma parte deles foi entregue ao MP.
O secretário de Saúde de Nazarezinho, Sebastião Sarmento Braga, informou que os cartões estão vencidos e tinham informações erradas, como sobrenomes e datas de nascimento, por isso não poderiam ser utilizados. Segundo ele, os envelopes e as fichas foram descartadas na época em que o Governo Federal passou a trocá-los por cartões de plástico. "Um funcionário jogou para o caminhão do lixo levar devido a uma limpeza que estava sendo feita na secretaria", explicou.
Comentários