icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Operação Verão é lançada na orla marítima da Grande João Pessoa

Operação será executada em parceria entre Detran, BPTran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sudema, PRF, Ibama e Prefeitura de Cabedelo.

Publicado em 14/01/2011 às 15:55

Da Redação
Com Secom-PB

Na manhã desta sexta-feira (14), foi lançada na Capital a Operação Verão. Comandada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a operação visa coibir os abusos praticados pelos motoristas ao longo do litoral da Grande João Pessoa.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse, durante seu discurso na solenidade de lançamento, que o objetivo da operação é implementar ações de combate às irregularidades no trânsito, com a distribuição de panfletos e orientações sobre como o condutor do veículo deve se comportar.

Segundo Rodrigo, as ações vão acontecer tanto na área de Cabedelo como também em outros locais da orla marítima da região metropolitana de João Pessoa, principalmente nas cidades de maior fluxo de veículos, como Lucena, Jacumã e Pitimbu. “Nosso maior objetivo é educar o motorista e ao mesmo tempo fazer cumprir a lei do trânsito e com isso diminuir os índices de acidentes no Estado”, enfatizou o dirigente do Detran.

Neste período de alta estação é grande a incidência de quadriciclos circulando nas ruas de Camboinha e orla marítima, o que é proibido de acordo com a Resolução 001/2010, do Código Nacional de Trânsito. “O objetivo maior dessa operação é oferecer segurança à população. Toda irregularidade será combatida pelas autoridades do trânsito”, disse o superintendente.

Quem participa

Além dos agentes do Detran, policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da 4ª Companhia da PM, Corpo de Bombeiros, Sudema, Ibama, Prefeitura Municipal de Cabedelo e a Polícia Rodoviária Federal vão participar da ação.

Cada órgão envolvido na operação terá função específica. Os agentes do Detran estarão fiscalizando as irregularidades cometidas por motoristas e para isso contarão com o apoio do Batalhão de Trânsito da PM, com a realização de barreiras e blitzen em toda a orla da região metropolitana de João Pessoa.

O Corpo de Bombeiros Militar está disponibilizando uma viatura de resgate da 1ª Companhia dos Bombeiros, que funciona em Cabedelo, uma embarcação de resgate, um grupo de guarda vidas e ainda fará um trabalho educativo com a distribuição de panfletos sobre como os banhistas devem se comportar nas praias.

A Polícia Rodoviária Federal, de acordo com o que ficou definido na Operação Verão, terá a missão de fiscalizar o trânsito na BR-230, principalmente os acessos à orla marítima.

Entre as ações a serem implementadas durante a Operação Verão estão: 1) o cumprimento à lei seca com a utilização de etilômetros, conhecidos como bafômetros; 2) coibir o uso indevido de quadriciclos, bugres e minibugres à beira mar; e 3) proibir a condução de veículos por motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica.

Está comprovada que a maior incidência de quadriciclos acontece na orla marítima de Cabedelo. Estes veículos têm circulação proibida nas vias urbanas. Os condutores de quadriciclos que estiverem circulando em áreas urbanas estarão sujeitos às penalidades e medidas administrativas previstas no Código Brasileiro de Trânsito. Quando estiver sendo conduzido por menores de idade, o veículo será apreendido e os pais responsabilizados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp