icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Aguinaldo Ribeiro pede implantação do Pronasci na Paraíba

Programa dá ênfase a prevenção e procura verificar as causas que levam à prática da violência.

Publicado em 01/09/2009 às 20:08

Da Ascom

Em discurso proferido na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Aguinaldo Ribeiro (PP) faz um apelo aos gestores paraibanos das esferas estadual e municipal no sentido de procurarem implantar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

“É um programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça, em parceria com os estados e municípios, que, de forma pioneira, marca um novo combate à crimininalidade no Brasil e que vem surtindo efeito positivo em vários estados nos quais foi implantado”, esclarece o parlamentar.

Aguinaldo Ribeiro disse que o Pronasci oferece “variadas políticas públicas para combater o crime, seja em qualquer esfera”. Segundo afirma o progressista, o programa dá ênfase a prevenção e procura verificar as causas que levam à prática da violência. “O Pronasci tem estratégias que leva em consideração o ordenamento social, os direitos humanos e a segurança pública”, destaca.

O deputado cita os principais eixos do Pronasci, a exemplo da valorização dos profissionais de segurança pública; reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

“É um programa que já tem recursos assegurados pelo Governo Federal, que pretende investir R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012”, disse Aguinaldo Ribeiro.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

Os estados que já contam com o Pronasci, são: Alagoas, Acre, Bahia, Ceara, DF e Entorno, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp