icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sambando na areia com Monobloco

Grupo carioca Monobloco e paraibanos do Pedecoco misturam ritmos neste sábado (7) nas areias da praia de Tambaú.

Publicado em 07/01/2012 às 6:30


Neste sábado, as areias da Praia de Tambaú, em João Pessoa, será 'sambada' como uma prévia do Carnaval pelo som apresentado do grupo carioca Monobloco, a partir das 23h, no projeto Estação do Som.

Há 12 anos os integrantes da banda Pedro Luís e A Parede – C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva – idealizaram o Monobloco, surgido após uma oficina de percussão na Vila Mariana, em São Paulo. A marca registrada da banda é incorporar vários ritmos à batida do cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô.

“O repertório será o mesmo que a gente trabalhou no Réveillon do Rio”, frisa C.A. Ferrari, membro-fundador que toca o repique.

“Apesar que todo show a gente muda, sempre experimentando coisa nova.”

Com um leque eclético, o checklist vai desde as marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo arrasta-pé de Luiz Gonzaga, até hits pop dos Paralamas do Sucesso, Cazuza, Gilberto Gil, O Rappa e Cidade Negra. "É um cardápio vasto de ritmos. Tocamos qualquer tipo de música", afirma Ferrari.

No ano do centenário de nascimento do 'Rei do Baião', clássicos como 'Pagode russo' vão embalar o público paraibano junto com sucessos de Zé Ramalho como o 'Frevo mulher'. C.A. Ferrari analisa que Gonzagão conseguiu popularizar a música nordestina no mesmo patamar de divulgação do samba. "Ele é universal pelo carisma e a qualidade musical e do repertório. Um artista completo", define.

MINI-ESCOLA DE SAMBA
O panelão da muvuca musical do Monobloco não se limita aos estilos musicais e canções de sucesso. Os instrumentos tradicionais de uma escola de samba carioca, como o repique, o surdo e o agogô, abrem alas para o baixo e a guitarra 'desfilarem' no palco.

"É uma mini-escola de samba", classifica C.A. "Pegamos uma música popular e colocamos em uma linguagem mais objetiva, atigindo as pessoas como música de rua."

Além do Monobloco, os paraibanos do Pedecoco levam ao palco montado próximo do Busto de Tamandaré o reggae temperado com baião, coco, maracatu, MPB, jazz e rock.

As apresentações gratuitas fazem parte da programação do projeto Estação do Som, dentro do Circuito do Sol, uma parceria do Governo da Paraíba com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Serviço

• ESTAÇÃO DO SOM. Com Monobloco / Pedecoco. No Busto de Tamandaré (final da av. Epitácio Pessoa, divisa de Tambaú e Cabo Branco, João Pessoa), neste sábado, a partir das 23h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp