POLÍTICA
Câmara debate autonomia sindical
Vereadores debateram a autonomia do Sintab, que acusa a prefeitura de Campina Grande de interferir nas receitas da entidade.
Publicado em 28/03/2012 às 6:30
A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG)realizou uma sessão especial ontem para debater a autonomia estatutária do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab). A propositura foi de autoria do vereador João Dantas (PSD). Da tribuna, o presidente da entidade, Napoleão Maracajá, denunciou a ingerência da prefeitura em pedir uma refiliação aos associados, além de repassar para a instituição o desconto sindical com base no salário líquido do servidor e não o vencimento bruto como prevê o estatuto do Sintab.
Napoleão esclareceu que a mudança na forma do desconto provocou uma redução de 50% das receitas do sindicato e um prejuízo de R$ 150 mil. “A sessão foi muito positiva, os vereadores entenderam a nossa colocação, e tanto os da oposição quanto os da situação ficaram do lado de uma instituição histórica que é o Sintab”, explicou Maracajá.
O vice-presidente da Câmara, Pimentel Filho (PMDB), informou na oportunidade que a PMCG voltará a promover regularmente o desconto do vencimento bruto e acabar com o impasse, após ter conversado com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).
Napoleão pediu que a medida fosse apresentada em documento. Os vereadores Antônio Pereira (PMDB), Fernando Carvalho (PTdoB) e o presidente da Casa, Nelson Gomes Filho (PRP), também exaltaram manifestações favoráveis à luta do Sintab e dos servidores públicos municipais.
Quem também esteve presente na sessão foi o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB). O tucano manifestou a sua solidariedade aos servidores públicos municipais de Campina Grande.
Comentários