icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Caninga Trio se apresenta pela primeira vez em João Pessoa

Com uma formação bem específica, que reúne baixo, guitarra e saxofone, o trio apresenta temas autorais e arranjos próprios da música popular e instrumental.

Publicado em 07/01/2009 às 9:35

Da Redação
Com André Cananéa, do Jornal da Paraíba


Uma mistura de jazz e música popular brasileira: é esta a proposta de Caninga Trio que nesta quarta-feira se apresenta pela primeira vez em João Pessoa. Formado em 2006, o Caninga Trio é composto por um dos mais conhecidos instrumentistas de João Pessoa, Heleno Feitosa “Costinha”, e por dois professores de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Júnior Primata e Manoca Barreto. O show acontece às 20h, no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa.

Com uma formação bem específica, que reúne baixo, guitarra e saxofone, o trio apresenta temas autorais e arranjos próprios da música popular e instrumental, mas sem deixar de lado, por exemplo, estilos como o blues, de origem norte-americana.

O Caninga – a expressão vem do Rio Grande do Norte e significa perseverança, segundo Costinha – começou quando o saxofonista paraibano dava aulas em Natal (RN). “Conheci Manoca (Barreto, guitarra elétrica) e o Primata (Mário Cavalcanti, baixo elétrico de seis cordas) na universidade lá do Rio Grande do Norte, em 2006. Dali, a gente começou a tirar um som até surgir a idéia de formar um trio e gravar um CD”, conta Costinha.

O músico diz que a proposta era reunir um trio com saxofone, baixo e guitarra. “A gente percebeu que se acrescentasse uma bateria ou uma percussão, ficaria igual a todos os outros conjuntos”, acrescenta. A proposta virou desafio na hora do vamos ver. “É um desafio tocar sem o auxílio de uma bateria, de uma percussão. Mas aí eu mesmo, com o sax, ou o Primata no baixo e até mesmo o Manoca na guitarra, a gente segura a onda da percussão”, explica.

Manoca Barreto dá aulas de guitarra elétrica na UFRN e Júnior Primata ensina baixo elétrico também na UFRN. Já Costinha, faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e é professor de música na UFPB.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp