CULTURA
Caninga Trio se apresenta pela primeira vez em João Pessoa
Com uma formação bem específica, que reúne baixo, guitarra e saxofone, o trio apresenta temas autorais e arranjos próprios da música popular e instrumental.
Publicado em 07/01/2009 às 9:35
Da Redação
Com André Cananéa, do Jornal da Paraíba
Uma mistura de jazz e música popular brasileira: é esta a proposta de Caninga Trio que nesta quarta-feira se apresenta pela primeira vez em João Pessoa. Formado em 2006, o Caninga Trio é composto por um dos mais conhecidos instrumentistas de João Pessoa, Heleno Feitosa “Costinha”, e por dois professores de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Júnior Primata e Manoca Barreto. O show acontece às 20h, no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa.
Com uma formação bem específica, que reúne baixo, guitarra e saxofone, o trio apresenta temas autorais e arranjos próprios da música popular e instrumental, mas sem deixar de lado, por exemplo, estilos como o blues, de origem norte-americana.
O Caninga – a expressão vem do Rio Grande do Norte e significa perseverança, segundo Costinha – começou quando o saxofonista paraibano dava aulas em Natal (RN). “Conheci Manoca (Barreto, guitarra elétrica) e o Primata (Mário Cavalcanti, baixo elétrico de seis cordas) na universidade lá do Rio Grande do Norte, em 2006. Dali, a gente começou a tirar um som até surgir a idéia de formar um trio e gravar um CD”, conta Costinha.
O músico diz que a proposta era reunir um trio com saxofone, baixo e guitarra. “A gente percebeu que se acrescentasse uma bateria ou uma percussão, ficaria igual a todos os outros conjuntos”, acrescenta. A proposta virou desafio na hora do vamos ver. “É um desafio tocar sem o auxílio de uma bateria, de uma percussão. Mas aí eu mesmo, com o sax, ou o Primata no baixo e até mesmo o Manoca na guitarra, a gente segura a onda da percussão”, explica.
Manoca Barreto dá aulas de guitarra elétrica na UFRN e Júnior Primata ensina baixo elétrico também na UFRN. Já Costinha, faz parte da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e é professor de música na UFPB.
Comentários