CULTURA
Programa São João do Nordeste será transmitido em afiliadas Globo
Equipes jornalísticas de João Pessoa e Campina Grande uniram forças para realizar cobertura impecável.
Publicado em 18/06/2010 às 7:44
Caroline Marques
Na noite do sábado (19), os ritmos nordestinos vão reinar na telinha da Globo. Logo depois do Zorra Total, afiliadas dos nove estados nordestinos – TV Cabo Branco e TV Paraíba inclusas – transmitirão, ao vivo, o programa musical São João do Nordeste.
A atração acontece anualmente e revela, via satélite, toda a energia dos arraiais e dos shows realizados durante os festejos juninos. Mesmo sendo dirigido pela Globo Nordeste, cada estado se responsabiliza pela produção de seu material, mostrando uma atração de destaque que se apresenta em sua festa naquele momento.
A Paraíba mais uma vez será representada por Campina Grande com o popular Maior São João do Mundo. O boneco Chico Forró, “mestre sem cerimônias” - que já participou do programa em outros anos e que comanda o festival de música nordestina Forró Fest - será mais uma vez o responsável por fazer as honras da casa. Ele vai apresentar o cantor e compositor Alcymar Monteiro, que se apresentará no palco principal do Parque do Povo. As equipes jornalísticas de João Pessoa e Campina Grande uniram forças para realizar uma cobertura impecável.
Além da Paraíba, o programa será ancorado em Caruaru, por Zé Lezin (personagem de Nairon Barreto) e o apresentador Hugo Esteves; em Salvador, por Ricardo Ishmael; e em Aracaju, por Pierre Feitosa. O São João do Nordeste terá ainda imagens de apresentações em outros municípios representativos nessa grande celebração. Entre os artistas que se apresentarão, destacam-se os músicos Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.
“Embora as afiliadas do Nordeste trabalhem em conjunto para alguns projetos pontuais, é no São João do Nordeste que elas realmente se integram, realizando juntas um espetáculo ao vivo”, explicou Jô Vital, produtora do programa na Paraíba. Segundo ela, além da importância para as emissoras, o trabalho se destaca pela valorização da cultura local. “É um espaço muito generoso para os artistas da região e para essa festa, que é tão importante na vida dos nordestinos”, declarou.
Primeiro programa exibiu reportagens com artistas locais
No sábado passado (12), as afiliadas veicularam a primeira edição do São João do Nordeste. Na ocasião, foram exibidas reportagens sobre representantes da cultura popular dos nove estados participantes.
As emissoras paraibanas produziram um material com imagens capturadas em HD (alta definição) sobre o grupo “3 do Nordeste”, que tem 40 anos de carreira. Com apoio da Globo Nordeste, foram gravados depoimentos do trio e uma apresentação no clube O Caçador, primeiro a abrir as portas para os artistas.
A reportagem teve ainda a participação da Cia de Dança La Barca, especialista em ritmos juninos. O programa, editado na Globo Nordeste, teve roteiro de Sérgio Pavanello, produção de Jô Vital e direção de Joab Borges.
Comentários