ECONOMIA
Folia deve elevar vendas em varejo segmentado
Produtos típicos da época já atraem a atenção dos consumidores e trazem expectativa de aumento no faturamento das lojas.
Publicado em 11/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:15
Com a prévia do Folia de Rua em contagem regressiva, o Carnaval chega mais cedo em João Pessoa e as vendas de produtos típicos da época também são antecipadas. Nas ruas, os produtos típicos da época já atraem a atenção dos consumidores pessoenses e trazem expectativa de aumento no faturamento das lojas que, segundo alguns gerentes, preveem alta de até 80% sobre o ano passado.
Este ano, máscaras da presidente Dilma Rousseff, de super-heróis, fantasias de desenhos animados e adereços nas cores verde-amarelo reforçam as projeções otimistas de vendas dos empresários.
Na Kelly Magazine, o período de Momo não foi muito rentável em 2013, mas este ano os lojistas dobraram o estoque porque as projeções são de muita procura. “No ano passado não vendemos muito, mas esperamos que o Carnaval de 2014 seja bem melhor e a nossa estimativa é de que haja um crescimento de 80% nas vendas”, disse a vendedora da Kelly Magazine, Elizabeth Belarmino.
O local já oferece fantasias para crianças de dois a quatro anos de idade a partir de R$ 49,95. E para quem pretende investir em uma grande produção há fantasias de super-heróis, para meninos e meninas de 9 a 10 anos de idade, que chegam a R$ 259,00. Um vestido adulto, com estampas verde-amarelo, custa R$ 99,90.
Uma das lojas tradicionais no comércio pessoense para o Carnaval, a Alves Miudezas, também já está preparada para receber seus clientes. Segundo o proprietário, Francisco Alves, neste período o faturamento da loja cresce cerca de 30% em relação aos meses de baixa, já em comparação ao período de Momo do ano passado a projeção é que a alta chegue a 20%.
“Já temos muita coisa para o Carnaval. Há bandeirolas, máscaras para rosto, que vão de R$ 3,99 até R$ 30. Além disso há bandeirolas, chapéus, e muitos outros produtos. As pessoas já começaram a comprar”, revelou.
A professora Giovanna de Miranda Beltrão estava na loja antecipando as compras para o Carnaval. Ela confessou que esta é uma das festas que ela costuma comemorar reunida com a família. “Este ano vamos brincar o Carnaval na casa de praia, em Carapibus. Já comprei colares havaianos, máscaras e artigos como fitilhos. Pesquisei os preços no comércio do bairro de Mangabeira e vi que aqui o preço está melhor”, confessou.
QUEDA NO COMÉRCIO
Já para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Maia, a data representa queda de até 30% no comércio em geral, porque expansão no faturamento se concentra em um comércio segmentado como moda praia e lojas de variedades. “No geral, temos queda no comércio, porque muita gente viaja e João Pessoa é uma cidade de pré-Carnaval. Então, somente alguns empresários lucram nesta época”, destacou.
Comentários