VIDA URBANA
Mortalidade infantil na Paraíba cai 40% em cinco anos
Número de morte de crianças nos primeiros anos de vida cai de 32,8 para 18,5 óbitos para cada mil nascidos vivos na Paraíba. Os dados são do Ministério da Saúde.
Publicado em 14/11/2008 às 16:20
Da Redação
O índice de mortalidade infantil cai em até 40% na Paraíba. A informação é da Secretaria de Comunicação do Estado, que aponta como fonte dados divulgados na manhã desta sexta-feira (14) pelo IBGE e Ministério da Saúde.
O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação sobre Nascimentos (Sinasc), do Ministério da Saúde, registram que no período de 2002 a 2007 a Paraíba reduziu em mais de 40% seus indicadores de mortalidade infantil, caindo de 32,8 óbitos para 18,5 para cada mil nascidos vivos.
Os números, embora preliminares e um pouco contrastantes de outros organismos como IBGE e UNICEF, são oficiais. Entre outras coisas, pode ser responsável por algumas distorções que algumas instituições consideram mortalidade infantil somente a morte de bebês até um ano. Outras consideram a morte de crianças até cinco anos de idade.
O que é - Índice de mortalidade infantil é formado com o número de morte de crianças durante o seus primeiros anos de vida. Ele é calculado por um período pré-determinado e comparado ao número de nascidos vivos do mesmo período.
Comentários