VIDA URBANA
Rede municipal de JP ganha mais uma escola integral
Obra da unidade de ensino em Gramame será a terceira iniciada desde janeiro. Serão abertas 500 vagas para o Fundamental II.
Publicado em 20/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 21/02/2024 às 16:17
O ensino em tempo integral vai se tornar uma realidade para mais 500 crianças e adolescentes da cidade de João Pessoa. Na manhã de ontem, o prefeito em exercício Nonato Bandeira assinou a ordem de serviço para a construção de mais uma escola em tempo integral, espaço que alia o ensino regular com atividades extraclasse. A unidade é a terceira iniciada desde janeiro e é uma demanda eleita pelo Orçamento Participativo.
O prefeito em exercício, Nonato Bandeira, afirmou estar feliz pela oportunidade de dar início a esta obra. “A construção de um equipamento como este mostra o compromisso da gestão de olhar para o futuro. Esta é uma obra que beneficia os pais, que poderão trabalhar tranquilos e os filhos, que vão ter acesso a uma educação completa, que tem como objetivo a formação de cidadãos”, declarou.
A escola em tempo integral Gramame ficará localizada na Rua Alberto Miranda Henrique. Ela vai oferecer 500 vagas para o Ensino Fundamental II, que vai do sexto ao nono ano. De acordo com a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, a escola vai ampliar o ciclo educacional do bairro.
“As crianças vão entrar na rede municipal aos seis meses, no Crei que já foi inaugurado, cursar o Ensino Fundamental I em uma de nossas escolas e, com esta nova unidade, ter acesso ao Fundamental II, tudo sem precisar sair do bairro”, explicou.
Para os moradores, o início das obras trouxe a expectativa de uma rotina mais tranquila e de uma educação melhor para as crianças. “Meu filho estuda longe e eu preciso levar ele a pé todos os dias. Depois que a escola estiver pronta vai ser muito bom, vai ficar tudo muito mais fácil e eu ainda vou estar tranquila porque sei que vai ser bom pra ele também”, declarou a dona de casa Roseane Barbosa, de 44 anos. No total, foram investidos R$ 3,5 milhões, oriundos do Governo Federal com contrapartida da PMJP.
A escola também terá todas as salas climatizadas e câmeras de monitoramento instaladas em espaços de uso comum, como o hall de entrada, corredores, cozinha, pátio, ginásio e secretaria. A ação está inserida no programa Escola Segura, que atende a todas as unidades da rede municipal.
Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com 95 escolas, sendo 14 em tempo integral. Até o fim do ano, cinco novas unidades estarão com obras em andamento. Além do Alto do Mateus, Colinas do Sul e Gramame, serão beneficiados os bairros João Paulo II, Mumbaba (Cidade Verde).
Comentários