icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Murilo Melo Filho lança livro sobre Rui Barbosa na próxima terça na PB

Acadêmico concede entrevista coletiva na API na segunda. Murilo ocupa a Cadeira nº 20 da ABL.

Publicado em 13/03/2010 às 18:51

Da Redação
Com informações da TV Cabo Branco


Na próxima terça-feira (16), o acadêmico e jornalista potiguar Murilo Melo Filho em João Pessoa, o livro “O Brasileiro Rui Barbosa”, uma publicação de A União – Superintendência de Imprensa e Editora. A obra será lançada na Fundação Casa de José Américo (FCJA), às 18h. Na segunda-feira, dia 15, Murilo Melo Filho concede entrevista coletiva na Associação Paraibana de Imprensa (API), às 10h.

O governador do estado, José Targino Maranhão, juntamente com presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça; a secretária de Comunicação Institucional, Lena Guimarães; o superintendente de A União, Nelson Coelho; e a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia Pinto Ferreira convidam para o lançamento do livro.

Perfil do autor

Murilo Melo Filho é o sexto ocupante da Cadeira nº 20, da Academia Brasileira de Letras, eleito em 25 de março de 1999, na sucessão de Aurélio de Lyra Tavares e recebido em 7 de junho de 1999 pelo acadêmico Arnaldo Niskier.

Murilo Melo Filho nasceu em Natal no dia 13 de outubro de 1928. Aos 18 anos, foi para o Rio,foi aprovado em concursos públicos para datilógrafo do IBGE e do Ministério da Marinha, ingressando a seguir no Correio da Noite, como repórter de polícia.
Trabalhou seguidamente na Tribuna da Imprensa, com Carlos Lacerda; no Jornal do Commercio, com Elmano Cardim, San Thiago Dantas e Assis Chateaubriand; no Estado de S. Paulo, com Júlio de Mesquita Filho e Prudente de Moraes Neto; e na Manchete, com Adolpho Bloch.

Estudou na PUC e na Universidade do Rio de Janeiro, pela qual se formou em Direito. Chegou a advogar durante sete anos. Como repórter free-lancer, entrou para a Manchete, criando a seção "Posto de Escuta", que escreveu durante 40 anos. Nessa mesma época, dirigiu e apresentou na TV-Rio, com Bony, Walter Clark e Péricles do Amaral, o programa político Congresso em Revista, que ficou no ar ininterruptamente durante sete anos, sendo a princípio produzido e apresentado no Rio e, depois, em Brasília.

Sempre em missões jornalísticas, acompanhou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek a Portugal; Jânio Quadros a Cuba; João Goulart aos Estados Unidos, ao México e Chile; Ernesto Geisel à Inglaterra e à França; e José Sarney a Portugal e aos Estados Unidos.

Cobriu a Guerra do Vietnã, com o fotógrafo Gervásio Baptista, em 1967, e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja, com o fotógrafo Antônio Rudge, em 1973, tendo chegado a Saigon e Phnom-Penh, via Tóquio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp