CULTURA
Sombrinhas do Olimpo
Mostra permanecerá até o dia 10 de outubro, cuja visitação poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.
Publicado em 22/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:44
"Sou apaixonada pela mitologia grega", justifica a artista plástica Lili Brasileiro, que está lançando a exposição Deusas Gregas, aberta ao público na galeria da Estação das Artes (prédio anexo da Estação Cabo Branco), no Altiplano, em João Pessoa.
A mostra permanecerá até o dia 10 de outubro, cuja visitação poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.
São 110 peças que compõem a mostra, dentre elas um painel de 12 metros com seis telas pintadas em acrílico, peças em porcelana, 50 pequenos quadros em cerâmica pintada no forno, e uma instalação com 50 sombrinhas que apresentam desenhos das mulheres do Olimpo junto com outras deusas da Grécia Antiga, formando um quebra-cabeça com as deusas.
De acordo com a artista, a sua ligação com esses arquétipos femininos se dá pela sua formação de arte terapeuta.
No destaque da exposição, seis deusas do Olimpo: a deusa da agricultura, Demitri; a deusa do amor, Afrodite; a deusa dos animais e da caça, Artemis; a deusa da guerra, Atena; a deusa do lar e dos laços familiares, Héstia (ou Vesta); e a rainha das deusas, Era. "Existe um pouquinho de cada uma na gente. Na hora que precisamos, elas aparecem", aponta.
Segundo Brasileiro, todo o seu trabalho apresentado em Deusas Gregas é em torno do abstrato cubista, onde é ressaltado o uso das cores.
Não é a primeira individual em que a artista exalta a temática: lançada em 2011, Os 12 Trabalhos de Hércules foi lançada tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande. "Desta exposição surgiu Deusas Gregas, que mostra a semelhança das mulheres gregas com as de hoje", afirma Lili.
A curadoria-geral da mostra é de Lúcia França.
Comentários